Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Reitor participa da solenidade de abertura do Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do PNAE Norte
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Reitor participa da solenidade de abertura do Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do PNAE Norte
AmazonasEducação

Reitor participa da solenidade de abertura do Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do PNAE Norte

2 anos atrás
Compartilhar
8 Min Lidos
Foto 1 Cecane

Encontro segue até o dia 3 de agosto. Alimentação indígena e quilombola e aspectos quantitativos e qualitativos dos cardápios escolares estão entre os temas abordados durante o evento
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, participou, na manhã desta segunda-feira, 1, da solenidade de abertura do Encontro Técnico Regional para Nutricionistas do PNAE Norte, evento promovido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane/Ufam), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O evento segue até o próximo dia 3 de agosto, no auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Entre os assuntos a serem debatidos durante o evento estão as novas regras de rotulagem nutricional, o novo sistema de cadastro de nutricionistas e a proteção ao aleitamento materno no ambiente escolar. Confira a programação completa.
Fator Amazônia
Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam anunciou a aprovação do fator Amazônia, um reconhecimento de diferencial nos custos de tudo o que é realizado na região amazônica. “Neste evento, abordamos um assunto muito importante que é a alimentação escolar. Estudei em escola pública e lá serviam vários tipos de mingau de aveia e o pirarucu com farinha, que era o alimento do qual eu mais gostava e que marcou muito minha memória afetiva. Naquele tempo, não íamos à escola para comer, mas hoje isso é uma questão fundamental, e percebemos isso quando o consumo nos Restaurantes Universitários teve expressivo aumento, não em razão de os alunos estarem comendo mais, mas porque levam quentinha para suas famílias. Mas eu queria trazer uma notícia que julgo ser boa. Eu faço parte, como reitor, da Associação de Reitores das Universidades Federais, a Andifes, que congrega 69 reitores e reitoras do país. Na nossa penúltima reunião, em uma articulação dos reitores da Região Norte, conseguimos que fosse incluído o fator Amazônia, o que significa reconhecer que há um diferencial de custo em tudo o que fazemos. A Amazônia é diferenciada. Nossas estradas são rios. Nossa alimentação tem muitas peculiaridades e vocês, nutricionistas participantes deste evento, têm papel muito importante nesse desafio que é garantir alimentação de qualidade aos nossos cidadãos. Aqui na Universidade nossa parte. Alunos sem renda não pagam a alimentação, pois entendemos que a mobilidade social é feita através da educação”, declarou o gestor.
Especificidades regionais
O diretor em exercício do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professor José Fernando Marques Barcelos, ressaltou a importância da aprovação do fator Amazônia para atender as especificidades da região. “Dentro do ICB, temos o Núcleo de Atividades Integradas e tal núcleo tem várias vertentes, como por exemplo, o Cecane, que tem esse olhar de cuidado para a alimentação escolar para todo o estado do Amazonas e também para Roraima. O Cecane fiscaliza a melhoria da qualidade da alimentação escolar nos interiores e é com alegria que recebemos a novidade da aprovação do fator Amazônia, considerando que temos custos bem diferentes do restante do país. Muitas vezes, não são ruas e avenidas que nos levam ao interior, mas rios, e alguns deles não são navegáveis. Além disso, a alimentação indígena é diferente da alimentação ribeirinha e essas especificações devem ser respeitadas e o fator Amazônia contribui diretamente para isso”.
Alimentação – direito do cidadão
A coordenadora do Cecane, professora Celsa Moura Souza, afirma que o encontro técnico é espaço para desenvolver várias ações e articulações sobre as vivências nutricionais na Região Norte. “O Encontro, além de possibilitar a troca de experiências sobre as novas notas técnicas desenvolvidas para que a alimentação escolar seja garantida, realmente, como direito à alimentação das crianças, é espaço para viabilizar que o cardápio elaborado para as escolas, para os ribeirinhos para os quilombolas e para os indígenas sejam respeitados e, dessa forma, a alimentação seja garantida como um direito do cidadão. Tudo isso é feito através da parceria entre Ministério Público Federal (MPF), FNDE e a Universidade e tais ações conjuntas colaboram para prevenir doenças como a obesidade e a anemia, considerando que, em nossa região, a insegurança alimentar é expressiva”, afirmou.
A chefe do Departamento de Saúde Coletiva  da Faculdade de Medicina da Ufam, professora Eliana Feijó, também destacou a importância do evento. “Receber as nutricionistas da Região Norte é um presente para nós. Na Região Norte temos alimentos que ainda nem foram utilizados e nutrientes que ainda precisamos estudar e vamos compartilhar essas experiências e desafios. Elaborar o cardápio é fácil, o difícil é aplicar esse cardápio no dia a dia e que realmente ele seja respeitado e que as crianças sejam alimentadas com o mínimo de qualidade e quantidade adequada”.
Atualizações
A coordenadora de segurança alimentar e nutricional do Programa Nacional de Alimentação Escolar, nutricionista Débora Bosco Silva, comenta que o evento integra o planejamento da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional de realizar encontros técnicos para as nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Tivemos algumas atualizações nas nossas legislações e é muito importante que todos os profissionais da área acompanhem tais atualizações durante o evento. Além das atualizações, incluímos na programação a Oficina de Escuta, importante instrumento para identificar dificuldades que só as pessoas que atuam diretamente neste processo podem evidenciar”, afirmou.
Troca de experiências
Marisa Carla dos Santos Moraes (imagem à direita) é uma das participantes do evento. Ela é nutricionista escolar quilombola do município de Óbidos/Pará. Ela destaca as expectativas em relação ao Encontro Técnico. “Além de aprender, desejo compartilhar conhecimentos com os demais colegas e especialistas sobre a alimentação escolar do PNAE. Sabemos que é um grande desafio exercer essa função na prática, mas estamos aqui juntos para colaborar uns com outros para melhorar e fazermos o melhor para atendermos todos os alunos com uma alimentação escolar saudável e segura para todos. Estou feliz com esse evento e creio que sairei daqui cheia de informações que irão ajudar no decorrer do dia a dia nessa jornada que é a alimentação escolar”
 

Tags:BarcelosEducaçãoEstado do AmazonasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PACE “Escola de Matemática Básica” realiza 1ª Chamada de estudantes selecionados
Próximo artigo 1664275 300x200 1 Lei dá nome de empresário a viaduto em Santa Catarina

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?