As ações ocorreram por meio da Seaop e resultaram em 66 prisões e mais de 750 kg de drogas apreendidos. (Foto: Divulgação SSP-AM)Nos últimos seis meses, a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) desencadeou 47 operações, por meio do Grupo de Resposta Tática (GRT), sendo 14 delas em conjunto com as demais forças de Segurança Pública do Estado. Durante essas ações, foram apreendidos mais de 750 quilos de entorpecentes, efetuadas 66 prisões, e na apreensão de 42 armas de fogo e 368 munições.
O secretário da Seaop, coronel Cesar Andrade, ressaltou que a Secretaria Executiva tem como finalidade sistematizar, integrar e coordenar as operações integradas de segurança pública. “Nós temos por missão fortalecer a operacionalidade das instituições do sistema de segurança e a Secretaria de Estado de Segurança Pública bem como difundir a filosofia de estratégia de policiamento comunitário e desta forma proporcionar mais segurança à população”, reforçou Andrade.
Balanço
Durante o 1º semestre, a Seaop desencadeou 47 operações, sendo 14 realizadas com policiais das equipes do Grupo de Resposta Tática e outras duas operacionalizadas de forma integrada com a Polícia Civil e Polícia Militar.
Durante essas ações, 57 suspeitos de envolvimento em crimes foram presos e nove adolescentes foram apreendidos. Foram apreendidos, ainda, 42 armas de fogo, 368 munições para diversos calibres e 42 balanças de precisão.
Durante as prisões foram apreendidos, ainda, 785 quilos de entorpecentes e R$ 6.900 em espécie.
Incursões
Durante esse período, em cumprimento da operação Cidade Mais Segura, desencadeada pela SSP-AM, as equipes da Seaop realizaram incursões em bairros como Santo Antônio, Compensa, Alvorada, nas zonas oeste e centro-oeste, no Novo Aleixo, na zona norte, Coroado, na zona leste, Bairro da União, na zona centro-sul, dentre outros.
O secretário da Seaop, coronel César Andrade informou que as ações foram desempenhadas com base em informações e estatísticas, que mostraram que esses bairros estavam com alto índice de ocorrências criminais. “Nesses locais, nosso objetivo é reforçar o policiamento ostensivo e fortalecer a segurança dos moradores. Ao chegarem aos bairros, foram checadas denúncias relacionadas ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo”, ressaltou.