Nesta quinta-feira (6), o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PL), participou da solenidade do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) de envio de tropa da corporação para a primeira fase da Operação Aceiro 2023, que tem o objetivo de combater os focos de incêndios florestais no sul do Estado. Ao todo, serão 74 bombeiros militares e 10 viaturas, divididos em equipes de combatentes com destino aos municípios de Humaitá (distante 590 km de Manaus em linha reta), Apuí (453 km), Boca do Acre (1.028 km), Lábrea (702 km) e Manicoré (332 km).
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2022, só entre os meses de janeiro e setembro, o Amazonas teve 15.300 queimadas. Nesse contexto, a Operação Aceiro 2023 é muito importante. “Vamos proteger e combater os crimes ambientais com esses homens e mulheres que estão treinados e vão sair de Manaus em direção ao sul do Amazonas para fortalecer a preservação da floresta na região”, afirmou Maciel.
O parlamentar disse que não é de hoje que atua em apoio aos Bombeiros. “O nosso mandato é parceiro dos Bombeiros Militares e já direcionou, desde 2020, quatro Emendas Parlamentares, que juntas somam R$ 600 mil de recursos destinados à aquisição de materiais de consumo, de roupas especiais utilizada em incêndios, para o Programa Bombeiro Mirim e também para aquisição de uma ambulância para resgate de vítimas de acidentes ou emergências clínicas para o município de Itacoatiara”, destacou.
Cabo Maciel elogiou a iniciativa da operação. “Parabenizo o Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel Orleilson Muniz, o governador Wilson Lima (UB), e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), na pessoa do secretário General Carlos Alberto Mansur, pelo compromisso com meio ambiente no combate aos incêndios na região Sul do Amazonas”, finalizou.