Nesta quinta-feira (6), às 14h, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai realizar uma Sessão Especial em homenagem aos 150 anos de aniversário de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), e os 40 anos de atuação do VII Comando Aéreo Regional (VII Comar), criado em 1983 para reforçar a presença militar na Amazônia. A autoria da solenidade é do deputado estadual Cabo Maciel (PL).
Para o parlamentar, a Sessão Especial é importante ao destacar a memória do célebre inventor brasileiro foi o pioneiro de uma das invenções mais extraordinárias da humanidade: o avião. “Santos-Dumont foi inscrito, em 1947, na patente de Tenente-Brigadeiro e promovido ao posto honorário de Marechal do Ar em 22 de setembro de 1955. Ele também está listado permanentemente no Almanaque de Heróis do Ministério da Aeronáutica”, relembrou.
A homenagem conjunta com o aniversário de criação do VII Comar acontece por conta da importância da presença da FAB na região amazônica para garantir a soberania nacional. “A FAB atua na região não apenas mantendo a segurança na Amazônia mas também com uma atuação de assistência a comunidade ribeirinhas, levando auxílio para a população do interior onde o Estado não consegue chegar”, destacou Cabo Maciel.