Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), presidente da Comissão de Cultura e Economia Criativa, destacou o público recorde de mais de 120 mil pessoas em duas semanas do 65º Festival Folclórico do Amazonas, na Bola da Suframa. Ontem (25), foi o encerramento das apresentações das categorias prata e bronze.
Conforme o parlamentar, a estrutura e a organização foram determinantes para atrair o público para o festival. Só no último sábado, aproximadamente 26 mil prestigiaram a festa. “A cada ano que passa o envolvimento das agremiações e a organização promovida tanto pela Manauscult (Fundação Municipal de Cultura) quanto pela SEC (Secretaria de Estado da Cultura) tem sido feita da melhor maneira possível resultando no retorno da população e no crescimento do festival”, completou.
Fraxe ressaltou sobre a importância do incentivo à cultura para redução da ociosidade e da criminalidade. “Cada agremiação daquela que está funcionando são 80 a 90 jovens que estão deixando de ir para o caminho errado, tendo uma orientação cultural diferenciada que farão que eles cheguem à fase adulta da melhor maneira possível”, enfatizou ao informar que, após o Festival de Parintins, as apresentações serão retomadas na Bola da Suframa, com os grupos da categoria Ouro e, ao final, dos bois-bumbás de Manaus.
Renata FonsecaContatos: (92) 98117-9264/3183-4435