Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica
Manaus

Prefeitura e Defensoria promovem ação no Parque das Tribos com foco na violência obstétrica

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), levou serviços e ações de educação em saúde à comunidade indígena Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste, nesta quarta-feira, 21/6, das 8h às 12h, como parte de evento referente ao Dia Estadual de Combate à violência Obstétrica, celebrado nesta data.

No evento, realizado pelo Comitê Multi-Institucional de Enfrentamento da violência Obstétrica, em parceria com a Semsa Manaus e a defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), as equipes da secretaria municipal promoveram uma roda de conversa sobre direitos da mulher durante o parto e o pós-parto, e ofertaram serviços de saúde aos moradores, incluindo aplicação de vacinas, consultas médicas e de enfermagem e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais.

A técnica responsável pelo Pré-Natal na Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, enfermeira obstetra Gerda Costa, destacou ainda a ação da Defensoria para a emissão de documentos de identificação, como parte de uma campanha de erradicação do sub-registro civil, e que em última análise também vai assegurar direitos de gestantes e mães da comunidade indígena.

“Queremos identificar as grávidas que estão sem registro de identidade para que, no momento do parto, já tenham esse registro em mãos e possam ter acesso à Declaração de Nascido Vivo (DNV) dos seus respectivos filhos”, explica a enfermeira.

A defensora pública Suelen Paes relatou que a ação conduzida pela Defensoria Especializada em Registros Públicos busca atender uma demanda observada durante outras ações sociais realizadas pela Defensoria na capital.

“Identificamos que boa parte da demanda é de segunda via de documentos e relacionadas à certidão de nascimento. Estamos fazendo uma triagem e informando as pessoas o que elas precisam reunir de documentação para que, numa próxima oportunidade, podermos viabilizar o atendimento”, destacou a defensora.

Uma das moradoras do Parque das Tribos atendida na ação foi Clara Inês Dias, grávida de 29 semanas. Ela aproveitou não só para solicitar a segunda via do documento de identidade como também para saber mais sobre os direitos durante a gestação até o pós-parto.

“É muito importante esse tipo de ação, porque, às vezes, a gente não conhece os direitos da mulher e aqui a gente fica sabendo mais sobre esses direitos na prática”, concluiu.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Graziela praia / Semsa

Tags:Estado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito se reúne com o titular da Semhaf para alinhar demandas habitacionais de Manaus
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recebe candidatos do programa Mais Médicos

Mais notícias desta categoria

Renato Junior realiza primeiro ato da gestão próximo ao povo

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no Centro

4 horas atrás

Prefeitura altera itinerário de linhas de ônibus na zona Norte

4 horas atrás

David Almeida cumpre transmissão de cargo para Renato Junior e consolida o ato de transição na Prefeitura de Manaus

4 horas atrás

Prefeitura coordena mais de 40 procissões da Semana Santa e mobiliza operação especial de trânsito em Manaus

5 horas atrás

Localização nova sede administrativa do Implurb

5 horas atrás

Sine Manaus oferta 386 vagas de emprego nesta quarta–feira, 1º/4

7 horas atrás

Prefeito David Almeida percorre sede da prefeitura, agradece servidores

10 horas atrás

Na última entrega da gestão, prefeito David Almeida inaugura via que reduz custos e transforma mobilidade na zona Norte de Manaus

11 horas atrás

Prefeito lança pedra fundamental do Parque Tecnológico do Distrito de Inovação no Centro Histórico de Manaus

21 horas atrás

Em maratona de entregas, prefeito David Almeida lança pedra fundamental do Parque Tecnológico do Distrito de Inovação do Largo de São Vicente, no Centro Histórico

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui obras dos residenciais Morar Melhor 13, 14 e 15 e prepara entrega de 576 unidades

21 horas atrás
Curso de Cuidador Comunitário capacita 24 pessoas para atendimento a idosos em Manaus
Semsa e Visa Manaus intensificam operação Semana Santa com inspeções em feiras de pescado em Manaus
Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no bairro Cidade Nova e amplia mobilidade local
Prefeito de Manaus assina projeto que cria Fundação Municipal do Transtorno do Espectro Autista e amplia atendimento na cidade
Prefeitura de Manaus entrega nova sede da Semacc em São Francisco para reforçar ações em feiras e agricultura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?