Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura convoca artistas, trabalhadores e fazedores de cultura para as rodadas de consulta e devolutivas da Lei Paulo Gustavo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura convoca artistas, trabalhadores e fazedores de cultura para as rodadas de consulta e devolutivas da Lei Paulo Gustavo
Manaus

Prefeitura convoca artistas, trabalhadores e fazedores de cultura para as rodadas de consulta e devolutivas da Lei Paulo Gustavo

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O objetivo dessas reuniões setoriais é dar o retorno das questões e sugestões levantadas nas reuniões que aconteceram em março deste ano, que são chamadas de devolutivas, bem como serão discutidas as minutas dos editais da Lei Paulo Gustavo, e ainda a realização da Conferência Municipal de Cultura.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, esse é um momento importante para toda a classe artística e cultural, para os trabalhadores e fazedores de cultura. “Este é o momento para que todas as dúvidas sejam tiradas, e o papel da prefeitura é ajudar no fortalecimento de toda essa classe, e a Manauscult estará a disposição para apoiar, ajudar e contribuir nesse processo”, afirmou.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, ressaltou que o conselho de Cultura trabalha de forma antecipada para implementar a Lei Paulo Gustavo.

“Desde o ano passado estamos realizando o processo de consulta pública e, agora, faremos mais uma rodada de devolutivas e consulta para afinarmos os detalhes para a elaboração dos editais que nortearão a participação dos fazedores de cultura. Desse modo, a Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso de desburocratizar e contribuir para gerar oportunidade de trabalho e renda para os artistas de Manaus”, disse Telles.

A Lei Paulo Gustavo, que foi criada em plena pandemia, tem o objetivo maior de incentivar a classe artística e reaquecer a economia criativa, lembrou o presidente da Comissão da LPG pelo Concultura em Manaus, Neilo Batista.

“Mas, como houve a demora em ser operacionalizada e as discussões ampliadas no atual governo, o sentido e alcance da LPG tomou uma amplitude maior de inclusão social e acessibilidade aos deficientes físicos, além de atender as políticas afirmativas de raça, gênero e grupos sociais”.

Neilo conta que o instrumento da busca ativa nas comunidades urbanas e rurais para encontrar artistas em vulnerabilidade social, revelar talentos e os mestres da cultura que não têm registro profissional nas categorias reconhecidas, será uma das novidades que deverão ser atendidas nos editais.

Agenda

As reuniões vão acontecer na sede do Concultura, localizado no palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, s/n, na praça Dom Pedro II, no centro histórico.

A primeira reunião acontece na terça-feira, 20/6, às 18h, com os segmentos de Teatro e Circo, sob a coordenação do conselheiro Francis Madson, e Alan Gomes, conselheiro do segmento do Audiovisual.

No dia 21/6, às 19h, será a vez do segmento de artes Visuais, com coordenação de Dudson Carvalho, conselheiro do segmento dos artistas visuais, e secretariado por Vilma Pessoa, conselheira representante da Secretaria Municipal de educação (Semed).

Dia 21/6, às 19h, será direcionada à Cultura Popular, coordenada por Ricardo Moldes, conselheiro do segmento da dança, e secretariada por Mônica Marques, conselheira do segmento de Cultura Popular.

Dia 21/6, às 19h, se reunirão no segmento de Música, coordenado por Ricardo Moldes, conselheiro do segmento da dança e Aldemir Frank Botelho, conselheiro representante da Música.

Dia 21/6, às 19h, segmento de dança, com    Ricardo Moldes, conselheiro do segmento da dança e Fábio Mafra, conselheiro representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Dia 22/6, às 14h, Cultura Étnica, coordenada por Ludimar Nunes, conselheiro do segmento de Cultura Étnica e secretária Ricarda Galvão, conselheira representante da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

Dia 22/6, às 18h, Literatura, por Dori Carvalho, conselheiro do segmento da Literatura e      secretariado por Rayana Rodrigues, conselheira representante da Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

No dia 23/6, às 18h, Audiovisual, com Allan Gomes, conselheiro do segmento do Audiovisual e Ana Darc do Concultura.

— — —

Texto – Cristóvão Nonato / Manauscult

Foto – Divulgação / Manauscult

Tags:EmpreendedorismoManausmanchetemeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito entrega novos ônibus e frota renovada de veículos soma 272 em Manaus
Próximo artigo Prefeitura leva conscientização ambiental à escola da zona Sul de Manaus

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus desde às 17h de 17/1 levam Defesa Civil a monitorar bairros e volumes registrados

5 horas atrás

Mutirão de limpeza mobiliza 600 servidores e revitaliza áreas da zona Sul de Manaus

7 horas atrás

Milton Ferreira, jornalista e radialista, morre aos anos 70 em Manaus e prefeito David Almeida manifesta pesar

10 horas atrás

Fiscalizações do Implurb em Manaus registram aumento de 94% em 2025 e mais de 5.500 notificações

14 horas atrás

Implurb de Manaus realizou 5.546 notificações em 2025 com aumento nas fiscalizações

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus confirma faixa liberada no Parque Mosaico para atividades físicas nas sextas-feiras

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus mantém cronograma de manutenção nos cemitérios municipais e inicia obras no Aparecida

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na zona Sul com mutirão no bairro Petrópolis

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus conclui recuperação asfáltica no bairro Educandos e melhora condições de mobilidade dos moradores

1 dia atrás

Site de matriculas em Manaus registra 41.743 reservas de vagas até 16/1 e opera normalmente

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus avança com manutenção asfáltica no Japiim e recupera várias ruas do bairro

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus entrega R$ 200 mil no 11º sorteio da Nota Premiada e confirma sorteio anual de 2025

1 dia atrás
Oficina de Monitoramento do Plano Plurianual mobiliza secretarias e capacita agentes para o PPA 2026–2029 em Manaus
Aumento de alvarás de construção em Manaus registra 5% e quase 1 milhão de metros quadrados licenciados em 2025
Prefeitura de Manaus realiza visitas técnicas a garagens para programa de transporte inclusivo com capacitações
Prefeitura de Manaus embarga obra da Cigás na avenida José Henrique Bentes Rodrigues por descumprimento do projeto
Prefeitura de Manaus reinaugura creche Tude Moutinho da Costa e amplia vagas na educação infantil
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?