Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ufam e Centro de Estudos da América Latina da Universidade de Pittsburgh firmam parceria para ações em conjunto
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Ufam e Centro de Estudos da América Latina da Universidade de Pittsburgh firmam parceria para ações em conjunto
AmazonasEducação

Ufam e Centro de Estudos da América Latina da Universidade de Pittsburgh firmam parceria para ações em conjunto

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
WhatsApp Image 2023 06 16 at 162820

Por Sandra SiqueiraAscom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Centro de Estudos da América Latina da Universidade de Pittsburgh (CLAS/Estados Unidos) formalizaram a parceria na tarde de quinta-feira, 15, com a assinatura do protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações em conjunto. A iniciativa visa promover o intercâmbio de conhecimentos, profissionais e estudantes, que beneficiará ambas as instituições. A celebração da parceria ocorreu na sala de reuniões no gabinete da reitoria, situado no setor Norte do Campus da Ufam em Manaus.
Participaram do encontro, a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Henrique Pereira, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e dos programas de pós-graduação em História e Antropologia, e a professora Patrícia Melo, como principal responsável pela parceria em nome da Universidade. Pela Universidade de Pittsburgh, estiveram presentes Ariel Armony, vice-reitor de Assuntos Globais e diretor do Centro Universitário de Estudos Internacionais, Keila Grinberg, diretora do Centro de Estudos Latino-Americanos e da Faculdade de História, Luis G Van Fossen Bravo, diretor adjunto de Assuntos Acadêmicos do Centro de Estudos Latino-Americanos.
De acordo com a professora Patrícia Melo, trata-se da organização de um consórcio de cooperação internacional, entre os entes participantes. “Estamos nesse momento formalizando o protocolo de intenções para a montagem de um conjunto de ações institucionais de mobilidade acadêmica e de propostas de pesquisa a partir da participação dos nossos programas de pós-graduação para a montagem de um programa, na Universidade de Pittsburgh, de estudos sobre a Amazônia, a partir de um consórcio de instituições”, revelou. “Essa é uma ação muito promissora para a internacionalização dos nossos programas de pós-graduação, mas ela é vista com bons olhos não apenas pela administração da Universidade, ou das outras universidades parceiras, mas também é importante para o Centro de Estudos da América Latina da Universidade de Pittsburgh porque essa articulação de saberes, de expertises, de experiências, é muito relevante para as instituições de um modo geral. Então, as instituições parceiras no consórcio estão bem entusiasmadas com a possibilidade e as perspectivas de troca de experiências, de trabalho, e de montagem de uma rede de pesquisadores que seja duradoura e promissora”, completou.
“Para nós do CLAS, ações de internacionalização, mobilidade acadêmica, e troca de conhecimentos são fundamentais, especialmente quando têm como centro as instituições da Amazônia. Queremos desenvolver um programa de estudos amazônicos para que possamos promover a troca de estudantes e de professores, mas principalmente a troca horizontal de conhecimentos, então, promover projetos de pesquisa coletivos, participar em redes. A ideia é essa. Estamos aqui para aprender a construir coletivamente, para pensar em quais seriam as melhores formas de fazer esse intercâmbio”, expôs a diretora do Centro de Estudos da America Latina da Universidade de Pittsburgh. “Temos uma demanda grande da graduação e da pós de interessados em sustentabilidade, nas culturas indígenas, em linguística. Então, nós estamos, de certa maneira, respondendo a esse interesse dos nossos alunos e professores. Para nós, é muito importante que essas parcerias sejam construídas de forma horizontal e que a gente possa, de fato, aprender uns com os outros”, concluiu Keila Grinberg.
Segundo a professora Patrícia Melo, o próximo passo é a organização de um plano de trabalho e a definição das atividades institucionais e em articulação com as outras instituições nos Estados Unidos, na América Latina, na Pan-Amazônia e no Brasil para permitir a organização do consórcio.

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasManausUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior semsa atenCao basica Prefeitura apresenta ao Ministério da Saúde projetos de softwares voltados à Atenção Primária
Próximo artigo 440 Portal TRT11 – Justiça do Trabalho divulga edital do 3º Concurso Cultural de combate ao trabalho infantil

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?