O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) afirmou na segunda-feira, 12, que apresentará uma emenda modificativa à Mensagem Governamental nº 41/2023, que trata sobre o reajuste salarial de 8% na data-base dos profissionais da rede pública de ensino do Amazonas. A matéria do parlamentar visa alterar o percentual para 15,19%, proposto inicialmente pelo Governo do Amazonas no dia 31 de maio, durante reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), deputados estaduais e representantes do Executivo estadual.
Em vídeo postado nas suas redes sociais, Wilker anunciou que a emenda atende a um pedido de toda a classe, diante da proposta anterior de 15,19%, sendo 8% imediato, 3% em outubro de 2023 e 4,19% em maio de 2024 referente à data base de 2022 e 2023. A emenda modificativa deve estar pautada para votação nesta terça-feira, 13, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa Legislativa (CCJR-Aleam).
“Vamos dar entrada agora nesta emenda, validada pelo Sinteam, para devolver os 15,19% de reajuste que foi acertado na mesa de negociação. Fico feliz de poder ser o autor desta emenda modificativa, tenho certeza que a Assembleia irá se sensibilizar porque os professores estão pedindo e que possa cumprir com o que foi prometido pelo Governo na mesa de negociação”, afirmou Barreto, acompanhado da presidente do Sinteam, Prof. Ana Cristina Rodrigues.
No último dia 7 de junho, o governador Wilson Lima (União Brasil) encaminhou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a Mensagem Governamental nº 41/2023 que reajusta em 8% a data-base dos profissionais da rede pública de ensino do Amazonas, mesmo após ter sugerido inicialmente o percentual de 15,19%. Na ocasião, Wilker classificou a medida como um ato autoritário e pediu que o governador do Estado cumpra com a sua palavra.
Nathália Silveira (92) 98157-3351
Texto: Dayson Valente