Deputado Cristiano D’Angelo (MDB) indica ações de fomento para produtores rurais e pescadores dos municípios de Tabatinga, Humaitá e Manacapuru. A indicação foi encaminhada ao Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
Entre as ações de fomento solicitadas pelo deputado, estão também o pedido de doações de mudas frutíferas para os produtores, agricultores e motores rabetas para os pescadores. “Os motores rabetas ajudam os pescadores possam chegar até os lagos e pescar o sustento para sua família, e ainda, são os mais utilizados pelos pescadores ribeirinhos, por serem econômicos no consumo e pela sua praticidade na atividade de pesca”, explica.
Na justificativa do documento, Cristiano ressalta que a ação visa influenciar os produtores rurais a expandirem suas produções com as mudas frutíferas, com objetivo de combater a crise climática global, além de fortalecer, fomentar a produção rural na região, contribuir para a segurança alimentar e nutricional, captura de gases de efeitos estufa, recuperar áreas degradadas e restaurar a biodiversidade local, além de proporcionar uma oferta de produtos regionais de melhor qualidade a toda nossa sociedade.
O Município de Manacapuru fica nas margens dos Rios Solimões tendo a pesca artesanal, comercial e sazonal em alta atividade. Assim como em Tabatinga, na tríplice fronteira, com afluentes dos Rios Solimões e Javari. Já Humaitá é cortado pelos Rios Madeira e Purus e também sofre variações climáticas sazonais.