Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus participa de projeto-piloto do MS de prevenção a adoecimento e morte por Aids
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus participa de projeto-piloto do MS de prevenção a adoecimento e morte por Aids
Manaus

Prefeitura de Manaus participa de projeto-piloto do MS de prevenção a adoecimento e morte por Aids

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Manaus é um dos municípios brasileiros incluídos no projeto-piloto “Circuito Rápido da Aids Avançada”, que o Ministério da saúde pretende executar em cidades de cinco estados (Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul). A Prefeitura de Manaus inicia a execução do projeto na próxima segunda-feira, 5/6.

O objetivo do projeto é estruturar a REDE de saúde para uma atuação mais efetiva no diagnóstico precoce de pacientes que apresentam situação de imunodeficiência avançada, assim como fortalecer o cuidado em saúde desse grupo de pessoas, prevenindo o adoecimento e principalmente o óbito por Aids. No ano passado, Manaus registrou 250 mortes pela doença.

A técnica da gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de saúde (GEVEP/Semsa), enfermeira Rita de Cássia de Jesus, informa que a execução do projeto terá início na segunda-feira, 5/6, após uma série de treinamentos para capacitação de profissionais, coordenados pelo Ministério da saúde, e a organização de fluxos do serviço envolvendo a Semsa, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Segundo a enfermeira, a REDE de saúde municipal já disponibiliza o exame laboratorial para CD4 em sete serviços que realizam o tratamento antirretroviral, liberando o resultado em até 15 dias. O NOVO teste rápido para CD4 terá a vantagem de apresentar resultado em 45 minutos e será realizado logo após a chegada do usuário ao Serviço de Atenção Especializada (SAE) para avaliação inicial.

“Quando o paciente é diagnosticado já com a doença avançada, é preciso que haja uma intervenção, onde terá atendimento prioritário em todos os níveis de atenção da REDE pública de modo a minimizar os riscos de evolução da doença, o que poderia levar à internação ou óbito. Por isso, a implantação da testagem rápida do CD4 é um passo muito importante para o cuidado com as pessoas vivendo com HIV no Sistema Único de saúde”, afirma Rita de Cássia.

Fluxo

No momento da identificação de um paciente com diagnóstico positivo em uma das 193 Unidades de saúde da REDE municipal que oferecem o teste rápido para o HIV, será feito o encaminhamento para tratamento nos SAEs, onde será realizado o teste rápido de CD4.

Os SAEs da REDE municipal selecionados para o projeto piloto funcionam nas Unidades de saúde: Policlínica Comte Telles (zona Leste); USF Ajuricaba (zona Oeste); e clínica da família Antônio Reis (zona Sul).

A partir do resultado do exame de CD4, o paciente diagnosticado com doença avançada também realizará mais três testes visando identificar três coinfecções que podem comprometer o estado de saúde: tuberculose, criptococose e histoplasmose.

Os novos testes contribuem para o diagnóstico dos três agravos que apresentam maior incidência em casos de doença avançada: Tuberculose, doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, e é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch; a Criptococose, classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus, que PODE ser encontrado em matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas e cereais, e nas árvores, e também é encontrado nas fezes de aves, principalmente dos pombos; e Histoplasmose, uma infecção fúngica sistêmica, adquirida geralmente pela inalação do fungo no manuseio do solo, frutas secas e cereais e nas árvores.

Rita de Cássia aponta que são três doenças oportunistas, ou seja, atingem pessoas com algum tipo de deficiência na imunidade, como é o caso de pacientes com HIV, e podem levar a outros problemas de saúde.

A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças.

Em 2022, Manaus registrou 1.848 casos novos de HIV, 546 casos novos de Aids e 250 óbitos por Aids. No ano de 2021, houve o registro de 283 óbitos.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador (DVAE/Semsa), Marinélia Ferreira, esclarece que existe diferença entre o HIV e a Aids.

“O HIV é o vírus, que é transmissível. A Aids, síndrome da imunodeficiência humana, é a doença, que PODE ser desenvolvida a partir da infecção pelo HIV. Iniciar o tratamento com medicamentos antirretrovirais após testar positivo, PODE evitar que o HIV cause a Aids e outras infecções”, ressalta a diretora.

Entre janeiro e fevereiro de 2023, houve o registro de 165 casos novos de HIV em Manaus, 48 casos novos de Aids e nove óbitos por Aids.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa 

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus promove exposição ‘Amazônia Emoldurada’ no shopping Ponta Negra
Próximo artigo Prefeitura de Manaus libera quase R$ 1,2 milhões para fomento ao setor folclórico

Mais notícias desta categoria

Futebol society encerra 5ª edição dos Jogos de Integração da Semed com recorde de inscrições em Manaus

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus diz que vandalismo interrompeu funcionamento da roda-gigante em Ponta Negra e detalha situação da energia

22 horas atrás

Manaus em estado de atenção por chuvas intensas, ventos e raios até 22/11

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na drenagem profunda da rua Araxá após vazamento

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza desobstrução das caixas coletoras na avenida Samaúma para reduzir alagamentos

2 dias atrás

Manaus realiza manutenção da rede de drenagem profunda na rua Kakatoa após obstrução por lixo e inicia troca de tubos

2 dias atrás

Prefeito David Almeida fiscaliza obras em Manaus em 21/11 e apresenta avanços em mobilidade e moradia

2 dias atrás

Licenciamento urbano em Manaus registra aumento nas análises do Diap e Implurb até outubro

2 dias atrás

Prefeitura tem alta de 25% em processos analisados pelo Implurb

2 dias atrás

Guarda Municipal de Manaus prende homem com mandado por estupro de vulnerável em operação conjunta com Polícia Federal no centro

2 dias atrás

Ação integrada entre Guarda Municipal e Polícia Federal resulta na prisão de foragido

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus e Sine Manaus oferecem 527 vagas de emprego em Manaus nesta segunda–feira, 24/11, das 8h às 14h

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite 68 alvarás com Alvará de Construção Mais Fácil e licencia 16,3 mil m² em 2025
Alvará de Construção Mais Fácil chega a mais de 16 mil metros quadrados licenciados no ano pela Prefeitura de Manaus
Parada Natalina em Ponta Negra reúne famílias e marca abertura da temporada natalina em Manaus
Parada Natalina leva brilho e encanto da magia do Natal à Ponta Negra
Prefeitura de Manaus afirma que instalação da roda-gigante Ponta Negra cumpriu trâmites legais e outorga onerosa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?