Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: ‘Câmara Cidadã’ incentiva o empreendedorismo com serviços de crédito e inserção em programas sociais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Câmara de Vereadores > ‘Câmara Cidadã’ incentiva o empreendedorismo com serviços de crédito e inserção em programas sociais
Câmara de VereadoresPolítica

‘Câmara Cidadã’ incentiva o empreendedorismo com serviços de crédito e inserção em programas sociais

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Foto Emerson Franca e Neto Pantoja 01

Foto Emerson Franca e Neto Pantoja 01

A segunda edição da Câmara Cidadã contou com novos parceiros responsáveis por fomentar o empreendedorismo por meio de serviços de crédito. As ações são ofertadas pela Secretaria de Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Pessoas em situação de vulnerabilidade social também têm a opção de realizar atendimento para o Cadastro Único (CadÚnico), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Os três serviços foram disponibilizados no primeiro dia da Câmara Cidadã e seguem nesta quinta-feira (1º/06), até às 16h. Eles fazem parte da gama de mais de 100 atividades gratuitas para a população, durante o evento que acontece no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa), zona sul de Manaus.

Por meio da Seas, a Câmara Cidadã traz como serviço o cadastro para o “Crédito Rosa”. O programa é voltado para mulheres empreendedoras que atuam no mercado de trabalho como autônomas ou microempreendedora individual (MEI), que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia da Covid-19. Os financiamentos variam de R$ 500 a 21 mil, conforme análise de crédito do solicitante.

“Você mulher que já tem o próprio negócio, com vendas, comércio, alimentação e precisa dar aquela guinada, aquela autonomia, essa é uma oportunidade. É um financiamento que não demora e dá condição para que a mulher tenha esse espaço como empreendedora”, disse a coordenadora Luciana Pimenta, acrescentando que a secretaria também disponibiliza ações de cadastro para o Bolsa Família, CadÚnico e Auxílio Estadual Permanente.

Crédito Solidário – Outro parceiro na segunda edição é o FPS com a oferta de cadastro para o “Crédito Solidário”. O programa possibilita financiamentos de até R$ 3 mil para trabalhadores informais impulsionarem os negócios e conquistarem uma fonte de renda segura. A iniciativa acontece em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

A manicure Cristina da Silva, de 24 anos, foi uma das pessoas que buscaram financiamento para investir no próprio negócio. Ela agradeceu o atendimento das equipes no local.

“Eu quero investir no meu salão de beleza, quero construir mais fundos pra ele, comprar materiais para investir. Eu acho essa ação muito importante, ajudar pessoas de baixa renda, achei importante e vai me ajudar muito”, afirmou Cristina.

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) também participa da Câmara Cidadã com atendimentos para o CadÚnico. O cadastro tem o objetivo de identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda para inserção em programas do Governo Federal.

“Estou achando o evento muito legal e organizado. Eu estou grávida de cinco meses e a minha vizinha me falou que estava tendo essa ação e eu vim aqui no CadÚnico, que vai ser um grande benefício pra mim”, disse a dona de casa Jennifer Rocha, de 19 anos.

Foto: Emerson França e Neto Pantoja – Dicom 

Tags:EmpreendedorismoEstado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Camara Cidada 4 Segunda edição da ‘Câmara Cidadã’ leva estrutura da CMM à zona sul de Manaus
Próximo artigo Justica 2 300x200 2 150x150 1 Magistrada amazonense participa de inspeção carcerária no Estado de Goiás

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
fotos institucionais 2367 615x413 1

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

10 meses atrás
img20240709131419019 1 768x473 1

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

10 meses atrás

Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência

Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação

Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado

Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida

Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?