Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeito inaugura primeiro Centro de Convivência da Família e do Idoso na zona Leste de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito inaugura primeiro Centro de Convivência da Família e do Idoso na zona Leste de Manaus
Manaus

Prefeito inaugura primeiro Centro de Convivência da Família e do Idoso na zona Leste de Manaus

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
52910340301 26b579bd7c k

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta sexta-feira, 19/5, o Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, localizado na rua Barreirinha, no bairro São José 3, zona Leste. O espaço é o primeiro na região e será administrado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

A construção do novo espaço público custou R$ 3 milhões e foi fruto das emendas parlamentares dos deputados federais Conceição Sampaio e José Ricardo.

David Almeida fez questão de destacar e agradecer esse apoio que proporcionou um espaço moderno para os moradores da zona Leste.

“Vocês podem ver como é difícil executar obras no serviço público. Os recursos para esta construção foram destinados pelos deputados José Ricardo e Conceição Sampaio. Isso faz mais de quatro anos. Até você destacar, criar o projeto, aprovar, fazer licitação, executar e entregar, demora um tempo. Por isso, venho aqui agradecer aos deputados pois esses recursos resultaram em um espaço maravilhoso aqui no São José 3. Aqui, será um centro de referência para a nossa cidade e, tenho certeza, que contribuirá para o melhor atendimento da população”, enfatizou Almeida.

O novo Centro de Convivência vai ofertar atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer para toda a população, em especial famílias e indivíduos em estado de vulnerabilidade e risco social, bem como atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço socioassistencial também desenvolvido e ofertado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

No local, a população terá acesso a ações e serviços que promovam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de atividades como aulas de dança, teatro, música, informática, culinária e diferentes cursos administrativos.

O chefe do Executivo municipal também salientou que essa é apenas mais uma obra realizada pela atual gestão no bairro.

“Estamos transformando a realidade da cidade de Manaus. Vindo para cá, passamos por duas escolas que foram totalmente revitalizadas pela Prefeitura de Manaus. Nós já iniciamos o projeto para a recuperação do centro esportivo que tem ao lado deste novo Centro de Convivência. Também vamos recuperar a UBS do bairro. Tudo isso só comprova o olhar sensível que temos com os moradores de comunidades da nossa cidade”, afirmou.

Durante a inauguração, a população teve acesso a serviços ofertados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) como exposição e oficina de artesanato, informes sobre cursos de qualificação, oficina de embelezamento com o Senac e exposição de produtos e limpeza de pele com as consultoras Mary Key.

O titular da Semasc, Eduardo Lucas, afirmou que o novo espaço irá servir para fortalecer as famílias do São José, além de proporcionar e oportunizar diversos cursos profissionalizantes ao longo do ano.

“Tenho muito orgulho de fazer parte desta gestão que trabalha de forma integrada. Esse equipamento é para a população da zona Leste. Teremos diversas atividades que vão transformar a rotina dos moradores desta região. Vamos ter um Cras funcionando dentro deste espaço, teremos cursos profissionalizantes. Tudo isso é para fortalecer as famílias, que são a base da nossa sociedade”, destacou Lucas.

Relevância social

O equipamento apresenta relevância social por desenvolver ações e realizar atividades que possam contribuir, principalmente, para a prevenção de situações de vulnerabilidades e de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; pela ampliação de acessos aos serviços e direitos socioassistenciais; na melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias, bem como na integração intergeracional prevista no reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sendo estas, referenciadas às unidades dos Cras.

Tudo isso, por meio de uma equipe técnica interdisciplinar, composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, orientadores sociais e outros profissionais que trabalharão diariamente no desenvolvimento de atividades coletivas e que promovam um sentimento constante de convivência comunitária, parte fundamental para a melhoria da qualidade de vida e da segurança social das famílias atendidas.

Estrutura física e humana

Para atender os mais de 550 mil habitantes da zona Leste de Manaus, o Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes contará com duas salas de coordenação, duas salas de atendimento técnico, duas salas para escuta qualificada, um laboratório de informática, uma sala multiuso, uma cozinha com refeitório, uma sala de atividade cultural, um depósito/arquivo, uma pista para caminhada e um espaço contemplativo, além de uma equipe composta por um coordenador(a), um assessor(a) técnico(a), dois assistentes sociais, dois psicólogos, dois pedagogos, dois auxiliares administrativos, quatro profissionais destinados à execução de serviços gerais na unidade, quatro estagiários (orientadores sociais) e quatro postos da Guarda Municipal que ficarão à disposição do equipamento 24 horas por dia.

— — —

Texto – Thiago Fernnado / Semcom e Divulgação / Semasc

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAEuxS

Tags:BarreirinhaDavid AlmeidaEmpreendedorismoManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fevereiro 16 Intensificacao hiperdia 1 Prefeitura de Manaus realiza consulta pública para atualizar protocolo de saúde para a população idosa
Próximo artigo SSP AM Forca Tatica Fotos Carlos Soares SSP AM 3 1024x682 1 Ações policiais prenderam 13 pessoas no Amazonas, nas últimas 24h

Mais notícias desta categoria

54666415027 70f2dc5b92 k e1753040734208

PMM realiza prova de residência jurídica da PGM

9 horas atrás
458 vagas de emprego

Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda–feira

9 horas atrás
lixo do rio Negro 1

PMM retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro

12 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 20 at 101152 e1753024932981

Renato Junior passa o bastão após período como prefeito

13 horas atrás
BANNER NOTA 4 3

Unidade de Saúde da Mulher atenderá em novo endereço

14 horas atrás
IMG 4537 1024x768 1

Projeto social no Zumbi dos Palmares recebe apoio da PMM

2 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 205420

Renato Junior prestigia posse de novos promotores do MP-AM

2 dias atrás
Ana Lopes Goods 3

Creche municipal lança projeto artístico ‘Ana Lopes Goods’

2 dias atrás
BANNER NOTA 13

USF de Petrópolis suspende atendimentos na segunda-feira, 21/7

2 dias atrás
0392bfc6 f2fb 4f17 87a1 485b4fbf6ec5 1024x768 1

Prefeitura de Manaus realiza 13ª Feira de Ciências em escola da zona Norte

2 dias atrás

Manaus terá aquário municipal com peixes amazônicos e rooftop com vista para o rio Negro

2 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 191741 1

Centro de Manaus vai receber mutirão de serviços com ações de infraestrutura, limpeza e ordenamento a partir de 4 de agosto

2 dias atrás

Prefeito em exercício faz balanço dos últimos sete dias da gestão

Prefeitura intensifica limpeza e mobilização no bairro Japiim para acabar com lixeira irregular no entorno de UBS

Prefeitura urbaniza área degradada no Santa Etelvina

Sinalização em frente a escolas e em vias estratégicas

Escolas da Prefeitura de Manaus são premiadas na 26ª Municipíadas de 2025

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?