Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil da Semed
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil da Semed
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil da Semed

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com a temática “Jogando, brincando e interagindo no mundo da fantasia”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 18/5, a abertura do VIII Festival Olímpico da educação infantil. O evento ocorreu no Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no bairro NOVO Aleixo, zona Norte da cidade.

 O objetivo da ação, destinada a estudantes de 1 a 5 anos, é proporcionar atividades psicomotoras relacionadas ao conceito do “Olimpismo”, que valoriza a amizade, compreensão mútua, igualdade e a Solidariedade, além de destacar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças.

De acordo com a secretária municipal de educação, professora Dulce Almeida, as ações pedagógicas na REDE de ensino seguem as orientações da Lei de Diretrizes e Base da educação (LDB), a qual determina que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

“Parabéns aos pais por incentivar os filhos nessa ação. As escolas da Semed são lugares mágicos, porque neles ocorrem a magia do saber, do conhecimento, do ser feliz, do respeito e Cidadania. Trabalhamos sob a recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo que um dos eixos é brincar para se conhecer. Essa é a gestão do prefeito David Almeida, que sempre procura fazer o melhor pelas nossas crianças”, compartilha.

A iniciativa pedagógica é coordenada pela Caravana da educação infantil, ação pedagógica com objetivo de desenvolver o trabalho psicomotor das crianças que estudam nos Centros Municipais de educação infantil (Cmeis), com atividades lúdicas, conforme relatou a chefe da Divisão de educação infantil (DEI), Cláudia Magalhães.

“A divisão de educação infantil conta com a caravana para estimularmos o desenvolvimento motor das crianças e também a fantasia, sempre segundo as diretrizes curriculares. Dessa forma, a gente orienta e assegura de que toda essa prática educativa seja desenvolvida com interações e brincadeiras”, disse.

LudicidadeA temática deste ano leva em conta a perspectiva de que as crianças em fase de pré-escola são caracterizadas pelo desenvolvimento da imaginação e da fantasia. Nesse sentido, o universo da série de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling, “Harry Potter”, inspirou as ações do evento.

Estavam na atividade cerca de 200 crianças, representando cada Cmei e creche da REDE, além de dez escolas mistas, totalizando 700 participantes. O estudante do 2° período, Allison Lucas Melo, de 6 anos, matriculado no Cmei participou da ação. A mãe dele, Aline Mello, assistente social, de 35 anos, aprovou o festival.

 “Acho isso bem positivo, porque além de dinâmico, usa também a imaginação da criança. Estimula a criança no aprendizado a interação com outros alunos”, enfatizou.

Personagens conhecidos marcaram presença na ação, como o Alvo Dumbledore. O bruxo mais poderoso das histórias mágicas, enfatizou às crianças a importância de praticar a magia do respeito, amor e educação. Os professores da educação infantil e as crianças travaram uma luta épica contra aquele que não deve ser nomeado”, Lord Voldemort, considerado o vilão da série.

Com o feitiço “Expecto Patronum”, os estudantes venceram a batalha e compreenderam sobre os verdadeiros valores do bem e da amizade. Durante o evento, as crianças se divertiram com atividades esportivas e recreativas, como circuito de vassoura, arco e flecha, quadribol com balão, pulando as pedras do caminho e exercícios de coordenação motora.

— — —

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAEeim

Tags:David AlmeidaEducação BásicaEducação InfantilManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ECP conclui mais uma turma do curso Nova Lei de Licitações e Contratos
Próximo artigo Prefeitura de Manaus mantém a limpeza diária na área central da cidade

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus decreta estado de atenção por chuvas intensas até às 19h neste domingo

1 hora atrás

Samu Manaus orienta sobre quando acionar 192 e como prestar primeiros socorros em situações de risco de vida

2 horas atrás

Sine Manaus oferta 483 vagas de emprego com atendimento presencial em postos da cidade

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na avenida Maués após danos por ligações irregulares e lixo

20 horas atrás

Manaus registra 8.775 inscrições para creches municipais até 10h30 de 10/1 com sistema ativo

1 dia atrás

Reconstrução da drenagem superficial na avenida Laguna melhora escoamento e previne alagamentos em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia revitalização do campo do Buracão no bairro Alvorada 3

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus amplia atendimento à população em situação de rua em ação do Semasc no Cads

2 dias atrás

PassaFácil nas Comunidades em Manaus emite 3.500 cartões em 47 ações e amplia acesso ao transporte público em 2025

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus reinaugura escola municipal João Alfredo com revitalização estrutural para mais de 480 alunos

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus e Ufam firmam acordo para fortalecer agricultura familiar com unidades demonstrativas

2 dias atrás

Economia nas compras da Prefeitura de Manaus atinge R$ 2,454 bilhões entre janeiro de 2021 e 2025 com ênfase em licitação

2 dias atrás
Manaus amplia oferta de vacina contra Vírus Sincicial Respiratório para gestantes a partir da 28ª semana de gestação
ISS Fixo 2026 em Manaus com guias e descontos pelo Manaus Atende Digital e envio pelos Correios
Prefeitura de Manaus inicia sinalização volta às aulas e revitaliza faixas de pedestres em escolas da zona Leste
Prefeito David Almeida entrega escola municipal Professora Percília do Nascimento Souza revitalizada em Compensa 2
IMMU realiza fiscalização de estacionamento em Manaus com remoções, autuações e foco em vagas especiais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?