Nesta quinta-feira (18), quando é celebrado o “Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) destacou a importância do combate a esse tipo de crime, a viabilidade de meios que possam minimizar o sofrimento das vítimas de abuso, além da penalização dos autores do delito. De acordo com dados da campanha Maio Laranja, a cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Dessas, cerca de 51% dos casos, as vítimas têm entre 1 a 5 anos de idade.
O parlamentar parabenizou a iniciativa do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), que anunciou a instalação do primeiro Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente para as vítimas ou testemunhas de violência no Amazonas. O deputado lembrou que, em maio de 2022, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, recebeu uma comitiva de lideranças do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes para tratar sobre a instalação do Centro no Estado.
“Ano passado, o presidente da Aleam e eu recebemos representantes do Comitê de Enfrentamento. Na ocasião, iniciamos as tratativas para a viabilização do primeiro Centro Integrado de Atenção às vítimas. Hoje, parabenizo o governador do Amazonas que teve a sensibilidade e irá realizar a instalação desse local, que irá centralizar os atendimentos, facilitando o apoio às vítimas, assim como o registro da ocorrência”, declarou o deputado, destacando a importância do fortalecimento da rede proteção das crianças e adolescentes do Amazonas.
De acordo com a indicação do Comitê para a criação do Centro, ele deve funcionar no prédio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), situada na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, e deverá abrigar os serviços necessários do Instituto Médico Legal (IML) e Maternidade Moura Tapajós no atendimento às vítimas, especialmente as de crimes sexuais.
Dados
Ainda segundo os dados da campanha Maio Laranja, todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Também há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores. A campanha Maio Laranja visa a conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Denúncias
Denúncias de violência contra crianças e adolescentes devem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100, ou pelo 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Ou ainda pelos números: (92) 3667-7739 e (92) 99962-2441, os disques-denúncias da Depca.