Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Vacina contra gripe é segura e protege contra casos graves, reforça Prefeitura de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Vacina contra gripe é segura e protege contra casos graves, reforça Prefeitura de Manaus
Manaus

Vacina contra gripe é segura e protege contra casos graves, reforça Prefeitura de Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A vacina contra a gripe é segura? PODE ser tomada com outras vacinas? Há efeitos colaterais? A Prefeitura de Manaus esclarece estas e outras dúvidas da população sobre a vacina contra a Influenza, ou gripe, reforçando que ela é segura e oferece proteção contra casos graves causados pelo vírus Influenza A e B. Desde esta quinta-feira, 18/5, o imunizante está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade em 171 salas de vacina da capital.

Causada pelo vírus Influenza, a gripe vem, nos últimos 25 anos, sendo alvo de campanhas nacionais de vacinação, que em Manaus são conduzidas pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa). Conforme a gerente de Imunização da pasta, enfermeira Isabel Hernandes, as mobilizações contribuíram para reduzir sintomas e prevenir complicações da doença, evitando com isso a sobrecarga nos serviços de saúde.

“Quem toma a vacina tem menos chance de adoecer ou evoluir para casos graves, promovendo uma maior proteção para todos. A vacina contra a gripe é segura, e os eventuais efeitos colaterais, que muitas pessoas temem e que podem confundir como sendo os próprios sintomas de uma gripe, são reações transitórias e leves do organismo”, afirmou Isabel.

A semelhança entre possíveis efeitos colaterais e os sintomas da gripe, ressalta a enfermeira, de forma nenhuma significa que a pessoa desenvolveu a doença como resultado da vacinação. “Não há possibilidade de uma pessoa ser ‘contaminada’ pela vacina, pois ela é produzida a partir do vírus inativado, que não PODE causar a doença”, assegurou.

Conforme Isabel, a vacina induz a resposta imunológica do organismo, porém isso não ocorre de forma imediata, levando de 10 a 15 dias para este processo ocorrer. Embora efetiva, a proteção adquirida pela pessoa vacinada deve ser renovada anualmente por conta da constante mutação do vírus da Influenza.

Na atual edição da campanha contra a Influenza, é utilizada a vacina trivalente, produzida pelo Instituto Butantan e que protege contra três cepas do vírus Influenza, duas do tipo A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B.

A gerente de Imunização da Semsa destaca ainda que a existência de outros problemas ou condições de saúde não impede que a pessoa receba o imunizante. “Pelo contrário, as pessoas com comprometimento da saúde estão entre os grupos definidos pelo Ministério da saúde como prioritários para receber a vacina, de forma a evitar complicações decorrentes da gripe nessa população”, salientou.

Da mesma forma, apontou Isabel, não é necessário tomar a vacina contra a gripe em separado de outros imunobiológicos. “Ela não interfere na ação de outras vacinas, portanto não há necessidade de a pessoa dar um intervalo para receber outros imunizantes que estejam disponíveis no seu calendário vacinal”, orientou.

Campanha

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou em Manaus no dia 27/3, com a oferta do imunizante para 17 grupos prioritários nas 171 salas de vacina das unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa). A vacina continua disponível para esses grupos, e também para toda a população com 6 meses de idade ou mais, a partir desta quinta-feira, 18, enquanto durarem os estoques.

A vacinação contra a gripe acontece nas unidades que funcionam no horário regular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também nas de horário ampliado, das 8h às 20h. O imunizante é ofertado ainda aos sábados, das 8h às 12h, em nove unidades de saúde da Semsa. Os locais podem ser conferidos no link: bit.ly/salasdevacinamanaus.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Graziela praia / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito vai lançar programa de incentivo às construções sustentáveis em Manaus
Próximo artigo TJAM divulga resoluções sobre condições especiais de trabalho

Mais notícias desta categoria

Manaus amplia fiscalização com 34 novos radares de fiscalização eletrônica e passa a ter 61 equipamentos

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz abastecimento de materiais neste sábado 31/1 para obras em todas as zonas da capital

20 horas atrás

Alagamento em São Lázaro causa rompimento de muro na Base Aérea e inunda vias e residências em Manaus

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras do ecoponto zona norte e retira 600 toneladas de lixo

1 dia atrás

Chuvas em Manaus levam Prefeitura a declarar alerta severo por risco de alagamento e deslizamento

2 dias atrás

Defesa Civil Manaus alerta para chuvas intensas com ventos e raios e mantém equipes em prontidão até 31/01

2 dias atrás

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

2 dias atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

2 dias atrás
Manaus amplia agenda ambiental com Plano de Ação Climática e medidas como ecobarreiras e arborização recorde em 2025
Prefeitura de Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas
Plantio de mudas em Manaus alcança 6.000 em janeiro e mira meta de 30 mil para 2026
Prefeitura de Manaus reforça orientação aos motoristas sobre novos radares que entram em operação no domingo
Manaus inicia operação de 34 radares de fiscalização eletrônica em vias da cidade a partir de 1º/2
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?