Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ufam está entre as 2 mil melhores universidades do mundo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Ufam está entre as 2 mil melhores universidades do mundo
AmazonasEducação

Ufam está entre as 2 mil melhores universidades do mundo

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
Ufam area campus manaus

Mesmo que o Brasil tenha perdido posições em relação a 2022, a Ufam não só permaneceu entre as melhores como subiu de colocação
Por Sandra SiqueiraEquipe Ascom Ufam

A Universidade ocupa a 54ª posição entre as instituições de ensino superior do País presentes no ranqueamento e a 1939ª entre as duas mil melhores do mundo. O levantamento envolveu 20.531 instituições no total e foi realizado e divulgado pelo Center for World University Rankings (CWUR). Mesmo com as dificuldades dos últimos anos, a Ufam subiu de posição em relação a 2022, quando alcançou o 1963º lugar no mundo e o 55º no Brasil.
O CWUR realiza a listagem desde 2012, embora com apenas 100 instituições. Devido à demanda por informações de outras universidades, a organização decidiu expandir o serviço apresentando as duas mil melhores do mundo em 2019, cobrindo mais de 20 mil ao todo, tornando-se o maior levantamento do tipo no globo.
O Center for World University Rankings (CWUR) publica o único ranking acadêmico de universidades globais que avalia a qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho de pesquisa sem depender de pesquisas e envios de dados da universidade.
Os dados servem de base para melhorias na área da educação superior. Em relação ao Brasil, o País, de modo geral, perdeu algumas posições em comparação ao resultado de 2022, muito devido aos cortes de recursos para as universidades públicas. A Ufam, contudo, não só permaneceu na lista, como melhorou seu resultado em 2023. “Isso é fruto do esforço coletivo de toda a comunidade, dos nossos professores, TAEs [técnico-administrativos em educação] e discentes que, em que pese o cenário que enfrentamos recentemente, trabalharam arduamente para que a nossa graduação, a nossa pós-graduação, a pesquisa e a extensão, a internacionalização e o empreendedorismo fossem mantidos nivelados na Instituição. Então, quando somos avaliados externamente e colocados no patamar entre as duas mil melhores universidades do mundo, o que representa 10% das avaliadas, isso é motivo de orgulho para nós e também é um desafio que se coloca para que cada vez mais a gente possa avançar não somente nesse ranking, mas em outros também, para que possamos melhorar em todos os nossos indicadores. Lembrando que hoje somos nota 4 no IGC [índice geral de cursos] do MEC e também na nossa pós-graduação temos um curso nota 6 que é o do Icomp e também melhoramos as nossas notas na pós-graduação haja vista a última avaliação da Capes. Então, essa somatória de esforços que fez com que a gente estivesse nessa posição no ranking e continuamos trabalhando para que possamos avançar ainda mais”, destacou o reitor Sylvio Puga.
De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, o levantamento revela a realidade local quanto à presença da Ufam na sociedade. “O ensino de graduação e a empregabilidade são avaliados pelo sucesso acadêmico do aluno egresso da universidade e os alunos da Ufam ocupam os cargos mais importantes nas diferentes instituições públicas e privadas do Amazonas e do Brasil”, declarou. “E, no campo da pesquisa científica, a Ufam desponta como uma das instituições federais de ensino superior com alto prestígio de seus professores doutores nas diferentes áreas de conhecimento com publicações em periódicos nacionais e internacionais com alto fator de impacto e sendo citados no mundo inteiro”, ressaltou.
Para a professora Adriana Malheiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, representa o esforço coletivo da Instituição em oferecer formação de excelência e contribuir para o desenvolvimento do Amazonas. “Esse resultado é muito bom e fruto de um grande trabalho feito pela instituição como um todo. A avaliação levou em consideração fatores importantes, como o tamanho da Universidade, número de alunos formados na graduação e pós-graduação, o impacto na sociedade. Além disso, é muito importante para a pós-graduação, destacamos as pesquisas de qualidades, refletidas por publicações de alto impacto, medidas pela inserção internacional e índice de citações”, disse. “Considero que a Ufam tem desenvolvido um excelente trabalho na graduação, que tem refletido na inserção social. A pós-graduação da Ufam deu um salto muito grande no último quadriênio, com o aumento no número de programas de pós-graduação, no número de alunos formados, mais doutores na sociedade e mais pesquisas de qualidade. Tivemos aumento na nota dos nossos PPGs [programas de pós-graduação] e a Ufam foi premiada pela Elsevier (por ser uma das universidades da região Norte que mais cresceram em publicações). Acredito que esse conjunto de fatores nos colocou nesse ranking tão importante. Devemos parabenizar todos os docentes, discentes e técnicos por mais essa conquista”, completou.
Metodologia
De acordo com informações da página oficial da consultora, O CWUR usa sete indicadores objetivos e robustos agrupados em quatro áreas para classificar as universidades do mundo:
1) Educação: com base no sucesso acadêmico dos ex-alunos de uma universidade e medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que obtiveram distinções acadêmicas de prestígio em relação ao tamanho da universidade (25%)
2) Empregabilidade: com base no sucesso profissional dos ex-alunos de uma universidade e medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que ocuparam cargos de liderança em grandes empresas em relação ao tamanho da universidade (25%)
3) Corpo Docente: medido pelo número de membros do corpo docente que ganharam distinções acadêmicas de prestígio (10%)
4) Pesquisa:
i) Produção de Pesquisa: medida pelo número total de trabalhos de pesquisa (10%)
ii) Publicações de alta qualidade: medido pelo número de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos de primeira linha (10%)
iii) Influência: medida pelo número de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos altamente influentes (10%)
iv) Citações: medido pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados (10%).

Tags:EducaçãoEmpreendedorismoEnsino SuperiorEstado do AmazonasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Etelevina Lobo TJAM apresenta ao CNJ propostas de enunciados para “VI Jornada de Direito da Saúde do Fórum Nacional de Saúde”
Próximo artigo img20230322201122232 768x512 1 TSE declara perda de mandato do deputado Deltan Dallagnol

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?