Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto ‘Legado Literário’ da prefeitura incentiva a leitura na rede municipal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Projeto ‘Legado Literário’ da prefeitura incentiva a leitura na rede municipal
Manaus

Projeto ‘Legado Literário’ da prefeitura incentiva a leitura na rede municipal

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), lançou, nesta terça-feira, 16/5, o projeto “Legado Literário”, com a finalidade de incentivar a leitura e a produção textual no ensino fundamental, bem como estimular o protagonismo dos estudantes e professores, sendo uma ação do Programa “Viajando na Leitura”. O evento ocorreu no auditório da sede do órgão, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O “Legado Literário” terá primeiramente o concurso Tecendo Letras, destinado aos estudantes do 4° e 5°, que farão produções no gênero Poema; e estudantes do 8° e 9 ° ano, sendo Memória, o gênero textual dessas turmas. Depois, serão selecionados os textos semifinalistas e finalistas para compor o E-book Tecendo Letras, que será publicado na biblioteca digital da Semed.

“A gestão do prefeito David Almeida e da secretária de educação, Dulce Almeida, valoriza bastante o incentivo à leitura e letramento. Essa prática melhora a qualidade de concentração, na responsabilidade, nas tomadas de decisão, ou seja, a leitura nos proporciona muitos benefícios e as nossas crianças merecem tudo isso. O Legado Literário vai brilhar muito em nossa Semed”, declarou o subsecretário de Gestão Educacional, professor Júnior Mar.

Normativas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo escolar Municipal (CEM) apresentam, como uma das competências específicas do componente curricular da língua portuguesa, a importância da leitura, escuta e produção de textos orais e escritos. A coordenadora do projeto, Leila Nunes, explica que a ação pedagógica alia-se a essa perspectiva, tendo em vista que as produções serão expostas ao público.

“A meta 20 do plano de governo municipal está aliada à biblioteca digital, a qual tem a pretensão de fazer com que 75% da comunidade escolar faça uso desse espaço. Então, todas as produções literárias de alunos e professores desenvolvidas no Legado Literário vão ser voltadas para a biblioteca”, esclarece.

Experiências

Na ocasião, os chefes, gerentes, assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs), além dos diretores das unidades de ensino acompanharam o relato de prática da professora de língua portuguesa, Marilda Gomes, lotada no Centro Integrado Municipal de educação (CIME) Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro.

“Sou professora da Semed há 28 anos. Minha experiência em sala de aula se renova com as expectativas e metas que a Semed tem a nos oferecer. Cabe a cada um de nós, profissionais, fazer o seu melhor. O Legado também é uma oportunidade nova, bonita, incentivadora, onde diante de tantas experiências, a nossa apesar de ser simples, no futuro com certeza se tornará gigante”, relatou.

O evento também contou com a presença dos estudantes das unidades de ensino. Sob fortes aplausos e diversos elogios, a estudante do 9° ano, Luiza Gama, de 15 anos, da escola municipal professora Elizabeth Siqueira Ferreira, na Costa do Jatuarana, à margem esquerda do rio Amazonas, emocionou a todos os presentes com sua poesia sobre sua experiência de vida na localidade, exaltando ao cotidiano da vida amazônica.

“Isso tudo é muito NOVO para mim. Estava com muita expectativa, mas superou todas. Sempre tive muita intimidade com a poesia e não foi difícil escrever. Quando estou feliz ou triste eu escrevo, desde pequena”, finalizou.

— — —

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Salomão Jr. / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjADWJP

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura e Governo do AM firmam termo de cooperação para ampliar rede de esgoto de Manaus
Próximo artigo Joana Darc comemora decisão do STF que autoriza municípios de proibir fogos de artifício barulhentos

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus encerra participação no C40 e FNP

49 minutos atrás

Prefeitura de Manaus leva ‘Plano de Verão’ à zona Leste

1 hora atrás

Prefeitura leva asfalto e desenvolvimento ao ramal Bandeirantes

1 hora atrás

Prefeitura garante melhor mobilidade em via

2 horas atrás

Prefeitura recolhe mais de 5 mil pneus descartados irregularmente

2 horas atrás

Prefeitura apresenta minuta do Edital do ‘Carnaval 2026′

2 horas atrás

Contribuintes podem usar créditos da NFS-e para abater IPTU

3 horas atrás

Prefeitura elimina pontos de descarte irregular de lixo em outubro

3 horas atrás

Qualificação em auriculoterapia para servidores da saúde

3 horas atrás

Obras do ‘Plano de Verão’ no conjunto Riacho Doce

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus anuncia criação do bairro Colônia Japonesa

4 horas atrás

Prefeitura recupera nova rua na comunidade Santa Inês

4 horas atrás
Serviço 192 do Samu opera normalmente
Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura da zona Centro-Oeste com o ‘Plano de Verão’
Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica do ‘Plano de Verão’ no bairro Cidade Nova
‘Plano de Verão’ da Prefeitura de Manaus avança no bairro Jorge Teixeira
Escola da prefeitura incentiva produção de curtas-metragens
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?