Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Inspiração: Entre carreira na Polícia e maternidade, força de Grazia virou inspiração para filha trilhar o caminho da mãe
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Inspiração: Entre carreira na Polícia e maternidade, força de Grazia virou inspiração para filha trilhar o caminho da mãe
AmazonasManausPolícia

Inspiração: Entre carreira na Polícia e maternidade, força de Grazia virou inspiração para filha trilhar o caminho da mãe

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Mãe e filha trilharam o mesmo caminho de força e luta. (Foto: Carlos Soares/SSP-AM)Os desafios de seguir uma carreira na polícia Militar são grandes, essa carga aumenta quando se é mãe solteira, ainda mais com dois filhos. Essa é a história da 2º tenente da polícia Militar do Amazonas (PMAM), Grazia Mieli, que começou a trilhar um caminho para mudar a vida dos seus filhos.

Antes de ingressar na polícia, desempenhou outras funções, como a de gari, mas percebeu que na carreira militar conseguiria mudar a vida de sua família. Com muita persistência, amor pelos filhos e determinação, conseguiu não só transformar a realidade em que vivia, como também inspirar a filha a seguir os mesmos passos na PMAM.

Atualmente, Grazia é mãe de três filhos. A 2º tenente está lotada no 1º Pelotão Independente de polícia Militar (PIPM), subordinado ao 2° Batalhão de polícia Militar (BPM), de Itacoatiara, e inspirou dois deles a seguir carreira militar, na PMAM e no Exército Brasileiro.

Desde que eram crianças, a mãe foi um espelho de determinação, independência e inspiração. E não demorou muito para que começassem a falar que queriam ser como ela. O caminho até aqui não foi fácil, mas hoje a policial sente orgulho e gratidão pela própria história.

“Eu me desdobrava. Tinha meus dias na escala que eu tinha que trabalhar, e a profissão de policial militar em si é muito estressante, cansativa, mas quando chegava o momento maravilhoso de retornar para casa e via a alegria dos meus filhos em me receber, aquilo era meu motivo maior de trabalhar por eles, mesmo com risco da nossa vida, que é inerente da nossa profissão, de muitas vezes sair para trabalhar e não saber se retorna com vida”, relembra.

Com apoio do pai, formou-se e iniciou sua carreira, para hoje ser tenente e uma profissional respeitada na instituição. Mas, o que ela não esperava, é que toda essa história de luta e superação inspiraria sua filha a seguir os mesmos passos de luta, conciliando maternidade e uma carreira na polícia.

“Eu fui gari, varria rua e quando prestei a prova e as etapas, meu irmão me cobria no trabalho de gari e cada uma das etapas eu fui vencendo, até conseguir ser aprovada, em 1997. Nessa época eu já tinha dois filhos, Pamela, que hoje é cabo e o Graziano que está no exército. Eu ainda fiquei grávida logo quando entrei, então foi uma história de muita luta”, contou.

Inspiração

Pamela, também mãe de dois filhos, é cabo da PMAM. Ela conta que via, desde pequena, o esforço e a independência da mãe, que se desdobrava entre uma rotina arriscada e cansativa como policial, mas que ao mesmo tempo não deixava faltar nada dentro de casa, principalmente o exemplo.

“Eu como uma interiorana sempre tive sonhos, desde que eu cresci já via minha mãe sendo policial, para mim era muito bonito, mulher alta, grande, forte, sempre achei muito bonito. Outra coisa que sempre me inspirou foi a independência dela, mãe solteira, policial, sempre tive muito orgulho dela”, declarou.

Com a força que aprendeu desde cedo a ter, Pâmela, mulher, mãe e policial, hoje enfrenta um câncer de mama e, da mesma forma que a mãe Grazia, encontra na maternidade o combustível para vencer essa luta.

Tags:AmazonasGovernoItacoatiaraManausmanchetePolíciaPolícia Militar
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus homenageia servidores no Dia do Assistente Social
Próximo artigo Ações policiais prenderam 53 pessoas no Amazonas durante o fim de semana

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus encaminha 49 trabalhadores para vagas fora do Estado em parceria com a Minerva Foods

2 horas atrás

Mais de 20 equipes participaram da 1ª rodada de futsal dos Jogos de Integração dos Servidores da Semed

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus notifica aplicação de lambe-lambe em flagrante e aciona empresas

4 horas atrás

‘Mutirão no Bairro’ no Centro recolhe mais de 520 toneladas de lixo e reforça limpeza urbana na primeira semana

4 horas atrás

Prefeitura mobiliza 500 servidores e oferece programação religiosa e cultural nos campos santos da capital neste domingo

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Abrasel-AM firmam parceria para fortalecer a gastronomia no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza edição especial do ‘Bolerão no Parque’ em homenagem ao Dia dos Pais

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus mobiliza a população sobre a importância do descarte correto de lixo

21 horas atrás

Feirão ‘Negocia Manaus’ da prefeitura encerra segunda edição com mais de 900 acordos para quitação de dívidas

23 horas atrás

Ação inédita da Educação Especial no rio Negro

23 horas atrás

Primeira semana do ‘Mutirão no Bairro’ no Centro tem 74 notificações e duas multas aplicadas para desocupar calçadas

24 horas atrás

Maria Clara & JP são atração infantil do ‘#SouManaus 2025’

24 horas atrás
Interdição temporária no cruzamento da Autaz Mirim com a Itajubá
Operação ‘Mutirão no Bairro’ na avenida Epaminondas
Prefeitura realiza mais de 200 ações de sinalização em três dias e reforça segurança no trânsito de Manaus
Prefeitura de Manaus participa de congresso de engenharia tratando de ‘Desenvolvimento Urbano Integrado’
Prefeitura de Manaus realiza pavimentação em vicinal do ramal Rio Branquinho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?