Nesta manhã de terça-feira (11/05), os deputados estaduais Felipe Souza (Patriota) e Wilker Barreto (Cidadania) se reuniram na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com representantes dos profissionais terceirizados da saúde que atuam no estado, além da presidente do Sindpriv (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Privada, que atua em estabelecimentos públicos e privados em todo o estado do Amazonas).
O líder do governo na Aleam, deputado Felipe Souza, apresentou a proposta de contratação direta dos profissionais por meio do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) aos órgãos de controle do Estado. A sugestão foi feita pelo deputado Wilker Barreto e pela categoria em uma reunião com os representantes ocorrida em 2 de maio.
O deputado Felipe Souza sugeriu que o Estado realizasse um estudo de impacto financeiro, uma vez que uma das justificativas para a TAG é que, além de garantir os proventos em dia, também pode gerar economia aos cofres públicos.“A TAG é uma saída para resolver esta situação. Nossa prioridade é encontrar a solução mais viável para o estado e principalmente, resolver os pagamentos destes profissionais que tanto contribuem com a saúde da população do nosso estado.” Declarou Felipe Souza.
Na véspera do Dia Internacional da Enfermagem, ocorrida nesta quinta-feira (12), o Secretário Executivo da Capital da Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM), Leandro Pimentel, apresentou uma solução. Ele informou sobre a compensação de pagamento referente ao mês de janeiro, além do estudo que levará à contratação direta dos profissionais.São cerca de 270 enfermeiros terceirizados que trabalham em hospitais da rede estadual e encontram-se com salários atrasados de 3 a 4 meses.Motivo do atraso: as empresas, em sua maioria, não apresentaram toda a documentação necessária para que o estado possa compensar o pagamento.