Em atenção ao projeto de lei 201/2023, que propõe ao Executivo Municipal que passe a emitir avisos à população residente em áreas de risco em caso de alerta de chuvas remetidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a capital amazonense, a vereadora Thaysa Lippy (PP) atualizou a proposta inserindo a implantação de SMS Broadcast
O SMS broadcast é um recurso de transmissão de mensagens rápidas das operadoras de telefonia, que serve para despachar alertas em massa. Segundo a vereadora, é um sistema de baixo custo para o governo e já é utilizado em vários países. “É um sistema inovador e Manaus será pioneira nesse assunto. Atualmente, já está em análise pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)”, afirmou.
Em outubro de 2022, a Anatel determinou, às prestadoras de telefonia móvel, uma evolução do sistema de alertas de emergência, por meio da tecnologia cell broadcast, que deverá ser implantada por todos até dezembro de 2023 e já está em testes, conforme já anunciou a agência.
Por meio do cell broadcast, os usuários vão receber mensagens de texto, em formato pop up, sobreposto ao conteúdo que eventualmente esteja sendo acessado no celular.
No projeto de emenda, a vereadora pede alteração ao art. 3º do Projeto de Lei N.º 201/2023 que passa a ter a seguinte redação: Art. 3.º Os avisos mencionados no art. 1.º desta Lei serão individualizados por representante de cada família cadastrada nos termos do art. 2.º desta Lei, emitidos preferencialmente por meio de SMS Zero.
De acordo com a vereadora, as chuvas mais intensas e frequentes se associam a impactos de mudanças climáticas e se caem em áreas de riscos causam grandes estragos como temos visto nos últimos anos na cidade. “Quando avisamos com mais antecedência, com ações rápidas e eficientes, é possível minimizar o número de mortes e prejuízos às famílias. Só neste ano, oito pessoas já morreram, mais de 200 pessoas ficaram desabrigadas, casas foram arrastadas pela correnteza em igarapé. É preciso intensificar o trabalho preventivo de alerta e conscientização dos moradores”, afirmou a parlamentar.