Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura intensifica vacinação infantil em Manaus a partir do sábado, 13
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura intensifica vacinação infantil em Manaus a partir do sábado, 13
Manaus

Prefeitura intensifica vacinação infantil em Manaus a partir do sábado, 13

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Maio 10 Multivacinacao2Red

Para elevar a proteção da população infantil contra doenças imunopreveníveis na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus inicia no sábado, 13/5, mais uma campanha de multivacinação voltada para o público de 0 a 14 anos. A ação, que objetiva mobilizar pais e responsáveis para a atualização do cartão vacinal de crianças e adolescentes conforme o calendário básico nacional de imunização, segue até o dia 24/5, tendo o 20 de maio, como o Dia ‘D’ de Mobilização.

“Vamos seguir o cronograma definido pelo governo do Amazonas, que coordena a campanha em todo o Estado e orienta os 62 municípios a intensificar a busca do público infantil e jovem neste período, principalmente das crianças menores de 1 ano, com atraso na caderneta de vacinação”, explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe.

De acordo com a secretária, durante a campanha de multivacinação, o município vai manter as 171 salas de vacina abastecidas com os 18 imunizantes indicados para a faixa etária de 0 a 14 anos, além de oferecer a vacina contra a Covid-19 e contra a Influenza, indicada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de atendimento, de segunda a sexta-feira, sendo que nove também estarão abertas aos sábados, das 8h às 12h.

“Já oferecemos todos os imunizantes na rotina de atendimentos e o que queremos neste momento é chamar a atenção das famílias para a necessidade urgente de verificar a caderneta de vacinação e atualizar as doses em atraso, evitando que as crianças estejam expostas e sofram com a sequela de doenças para as quais temos vacinas disponíveis”, observa.

Shádia destaca a preocupação das autoridades de saúde locais e nacionais com a baixa cobertura vacinal em todo o país, o que coloca a população em situação de vulnerabilidade para o aumento de casos ou a reintrodução de doenças graves que já haviam sido controladas ou erradicadas, como é o caso do sarampo e da poliomielite.

Cobertura

Dados da Semsa de 2022 mostram que, dentre as vacinas aplicadas no primeiro ano de vida, apenas a BCG, que é ofertada nas maternidades públicas após o nascimento, está com cobertura de mais de 100%. Todas as demais estão abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde, sendo a da febre amarela a de menor cobertura (66%), seguida da vacina contra o rotavírus (79,4%). A pneumocócica tem 90,3% de cobertura vacinal e as demais – Pentavalente, Poliomielite, Meningocócica e Tríplice Viral – têm entre 81% e 83%.

“São coberturas bem abaixo do esperado e precisamos reverter essa situação”, alerta a gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes. Ela ressalta que as vacinas podem ser encontradas facilmente na rede municipal de saúde e que os pais e responsáveis precisam ter noção dos riscos de não vacinar as crianças, em especial no primeiro ano de vida, quando devem ser aplicados nove tipos de vacina, algumas com uma ou duas doses de reforço.

Isabel cita o ressurgimento de casos de poliomielite em outros países, de surtos de sarampo em outros Estados e, agora, um óbito na fronteira da Colômbia com o Brasil por conta da febre amarela. “São ameaças reais, que só vamos conseguir conter com a população vacinada”, afirma.

Calendário básico

As vacinas previstas no calendário básico infantil são: BCG, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela), Hepatite A, DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Meningocócica ACWY, dTPa (adolescentes grávidas).

Além disso, durante a campanha de multivacinação continuarão a ser oferecidas as vacinas contra a Influenza, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e Covid, para todas as idades a partir de 6 meses.

As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável, portando documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacina. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, não é mais necessário nenhum intervalo entre as vacinas do calendário básico e a vacina contra a Covid-19.

Estadual

O governo do Amazonas, a partir da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas “Dra. Rosemary Costa Pinto” (FVS-RCP), programou o lançamento da Campanha de Multivacinação para o dia 13/5 e, no período de 15 a 24/5, a campanha acontecerá nos 62 municípios, sendo que o Dia ‘D’ da Multivacinação ocorrerá em 20/5 em todo o Estado.

— — —

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:Governo do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20220801101013888 768x576 1 Grupo da reforma tributária faz nova audiência nesta quinta
Próximo artigo Justica 2 300x200 2 150x150 1 Em Barcelos, Justiça condena Município a pagar FGTS para agente de saúde que atuou por 13 anos como ‘temporário’

Mais notícias desta categoria

736A4183 1024x683 1

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial de drenagem no bairro Coroado

1 hora atrás

Prefeitura revitaliza espaço urbano no bairro Santa Etelvina

2 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza manutencao em canaletas no centro historico e reforca compromisso com a revitalizacao urbana 2

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em canaletas no centro histórico e reforça compromisso com a revitalização urbana

2 horas atrás

Limpeza de caixas coletoras no bairro Cidade de Deus

2 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 171952

Prefeito David Almeida assina certidão histórica de regularização fundiária para bairros que aguardavam há mais de 100 anos

3 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 171751 1

Prefeito David Almeida anuncia construção do viaduto ‘Passarão’ com investimento de R$ 86 milhões na zona Oeste de Manaus

3 horas atrás

Zona rural terrestre inicia escolha de representantes no CMS

3 horas atrás

PMM fecha operação com mais de 2 mil famílias atendidas

3 horas atrás
BANNER NOTA 14

Prefeitura de Manaus realiza mudanças em linhas de ônibus a partir desta quarta-feira, 23/7

4 horas atrás

Samu Manaus promove capacitação de profissionais de Coari

4 horas atrás
nova sede do Implurb 1

David acompanha avanço das obras da nova sede do Implurb

5 horas atrás
conjuntos habitacionais 4

David fiscaliza obras em conjuntos habitacionais na zona Oeste

5 horas atrás

Prefeitura fiscaliza barracões dos bois-bumbás da categoria Ouro para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos

Prefeitura garante repasse recorde com antecedência histórica para o ‘Festival dos Bois-Bumbás de Manaus’ na categoria Ouro

Transporte clandestino – Prefeitura de Manaus combate

Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de ‘Técnica de Vendas’ com 80 vagas

CMDU soma 214 processos analisados nos seis primeiros meses do ano

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?