Profissionais que atuam na linha de frente no combate à tuberculose no Amazonas foram homenageados, na quinta-feira (4), durante Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Requerida pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), a solenidade foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março. Ao todo, 42 pessoas foram agraciadas com diplomas pelos relevantes serviços prestados na área da saúde no Estado.
Em seu discurso, o deputado Delegado Péricles, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (FRENDHAT) da Aleam, agradeceu os profissionais pela luta diária contra a doença e a importância de homenageá-los. “Hoje é um dia para homenagearmos esses profissionais que lutam há muitos anos no combate à tuberculose no Amazonas e, além disso, alertarmos as pessoas sobre a doença, que já era pra ser erradicada em nosso estado”, disse.
O deputado lembrou, ainda, que desde o início do seu primeiro mandato, em 2019, vem trabalhando em conjunto com as entidades que lutam contra a doença, a fim de fornecer apoio e contribuir como parlamentar para reduzir o índice de tuberculose no Estado.
“Na primeira vez que estive na Policlínica Cardoso Fontes, os servidores à época clamaram por ajuda. Lá, o aparelho de raio-x, que é um dos principais equipamentos para o diagnóstico da doença, não estava funcionando, e aquilo me indignou. Então pedi ajuda e conseguimos reativar o equipamento. Já consegui destinar emendas para unidade hospitalar, mas é claro que precisamos melhorar ainda mais para acabar com essa doença que, infelizmente, ainda está com um índice muito grande aqui no nosso Estado”, pontuou o deputado.
O parlamentar destinou verbas, no valor de R$ 150 mil, fruto de emenda parlamentar, para o aprimoramento da estrutura da Policlínica Cardoso Fontes e, também, solicitou o conserto urgente do aparelho de raio-x e a resolução sobre a insuficiente quantidade de líquido para a detecção da tuberculose disponibilizada aos pacientes da unidade hospitalar, que é referência no tratamento da doença no Amazonas.
Solenidade
Participaram da solenidade representantes Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM); Policlínica Cardoso Fontes; Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Fiocruz Amazônia; Comitê de Combate a Tuberculose do Amazonas, e Sociedade Civil Organizada.
A vereadora Professora Jacqueline (UB), que atua na Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), também participou do evento. Na ocasião, a parlamentar falou da luta contra a doença. “Eu até me emociono, porque a gente briga por uma coisa tão simples, e é uma briga constante e estamos conseguindo avançar nessa luta. O que queremos é melhorar a vida de cada um de vocês”, disse a vereadora.
Durante o evento, além das 42 pessoas agraciadas com o diploma, o deputado Delegado Péricles entregou uma placa comemorativa ao coordenador do Comitê de Combate a Tuberculose do Amazonas, Euclides José de Souza Neto, pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense no combate a tuberculose.
Ainda na solenidade, a médica Irineide Araújo, ex-diretora da Policlínica Cardoso Fontes, agradeceu a homenagem. “Quando o deputado foi à primeira vez no Cardoso Fonte, naquela época eu era diretora de lá, eu senti que o deputado teve um olhar diferente para a tuberculose. Desde aquele momento ele vem nos apoiando. Esse reconhecimento é muito importante para quem está na ponta, numa luta que é bem complicada que é tentar minimizar a situação da tuberculose no Estado”, declarou à médica, que segue atuando no Comitê de Combate à Tuberculose do Amazonas.
Dados
No Amazonas, em 2022, foram registrados 3.826 casos e 214 óbitos por tuberculose. Em 2023, até o mês de abril, 963 casos foram registrados, com 47 óbitos, de acordo com o sistema de Informação da FVS-RCP/AM.