Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dra. Mayara participa de Audiência Pública para discutir a oferta de vagas na UEA
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Dra. Mayara participa de Audiência Pública para discutir a oferta de vagas na UEA
ALEAMPolítica

Dra. Mayara participa de Audiência Pública para discutir a oferta de vagas na UEA

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), participou nesta quinta-feira (4), da Audiência Pública realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para discutir sobre a problemática em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a política de cotas que reserva 80% das vagas oferecidas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a estudantes da região.
Mayara aproveitou a oportunidade para explanar o Projeto de Lei n° 439/2023, de sua autoria, apresentado na última terça-feira(2). O objetivo da proposta é garantir o direito dos alunos amazonenses de ingressar na UEA por meio das cotas.  
“Enquanto deputada, propus uma adequação, um paralelo a norma federal já existente, para que encontremos um caminho viável para a resolução desse impasse criado, após a decisão do STF. Sei que a discussão é ampla e necessita de atenção especial, até porque no Amazonas existem várias peculiaridades que o difere de outros estados, principalmente, quando se trata de acesso à educação e preparo desses estudantes para concorrer a uma vaga no ensino superior”, disse a parlamentar.
A deputada também falou sobre o objetivo do projeto e como deverá ser feita a redistribuição das vagas.  
“O objetivo desta proposta é proteger o direito dos estudantes amazonenses garantindo 50% das vagas para alunos daqui e os outros 50% destinado para ampla concorrência, dividida em dois grupos: 30% para candidatos baixa renda e 20% para demais candidatos que tenham concluído ensino médio em qualquer Estado ou no Distrito Federal”, explicou a autora do PL.
Desde que apresentou o PL, a deputada tem agido para que o projeto seja apreciado por demais parlamentares e a própria instituição de ensino. Ontem, Mayara coletou as assinaturas necessárias para que a propositura seja votada em regime de urgência.
Além disso, a deputada também se reuniu com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, para expor o conteúdo do PL e definir estratégias para a continuação das tratativas para a manutenção das vagas ofertadas por meio das cotas na instituição. Após a conversa, ficou estabelecido que a parlamentar fará parte da comissão do Grupo de Trabalho estabelecido pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, que reúne a equipe da UEA, Comissão de Estudantes, deputados e Procuradoria Geral do Estado (PGE).
 

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoEstado do AmazonasGoverno do Amazonasmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dr. George Lins destaca autonomia do CBA para desenvolvimento de pesquisas a partir de recursos da floresta amazônica
Próximo artigo Deputado diz que sistema de cotas da UEA incentiva amazonenses a atuarem no interior do estado

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?