Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Podcast de Jornalismo da Ufam lança terceira temporada com tema “Empreendedorismo em Tela”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Podcast de Jornalismo da Ufam lança terceira temporada com tema “Empreendedorismo em Tela”
AmazonasEducação

Podcast de Jornalismo da Ufam lança terceira temporada com tema “Empreendedorismo em Tela”

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A nova edição apresenta diferentes experiências e visões sobre carreira profissional e possibilidades de empreendimentos em Comunicação
A terceira temporada do podcast Apoena (traduzido da língua tupi-guarani “aquele que enxerga longe”) está disponível gratuitamente no Spotify. Com o tema “empreendedorismo em Tela”, a edição tem três episódios e reúne empreendedores das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil que contam suas histórias, dão dicas para quem deseja abrir o próprio negócio e discutem o papel da Universidade na formação de novos profissionais e de suas carreiras.
O podcast é um projeto laboratorial do curso de Jornalismo, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Fic/UFAM). A nova temporada também conta com versão em videocast, com acesso pelo YouTube.
Segundo o professor de Jornalismo e coordenador do projeto, professor Rafael Sbeghen Hoff, o objetivo do Apoena é trazer contribuições e embates discursivos sobre as novas percepções do empreendedorismo na Comunicação e apresentar novas formas de pensar a carreira profissional:
“Atualmente, as universidades públicas e privadas formam uma quantidade considerável de novos profissionais, que, infelizmente, nem sempre encontram oportunidades satisfatórias no mercado profissional, ou não se adequam às rotinas existentes. Além disso, muitos alimentam o sonho de sustentabilidade econômica e autogestão para suas vidas. Então, o objetivo do Apoena é verificar se empreender, na prática, é igual para todos, se vale a pena e o que isso exige para se tornar realidade”, destacou.
A entrevistada do primeiro episódio é da economista, consultora e professora da Universidade de Rio Verde (UniRV), Ana Maiara Pereira que apresenta o trabalho da Área64, um coletivo que visa fortalecer o ecossistema de negócios inovadores e startups na região Sudoeste de Goiás.
O convidado do segundo episódio é Thiago Briglia, diretor de cinema na Platô Filmes, uma produtora audiovisual de Roraima que durante o bate-papo englobará os desafios do cinema no Norte, as formas de inovação para se manter vivo no mercado, e as expectativas de Briglia sobre o audiovisual para além do Sudeste do Brasil.
O último entrevistado é o jornalista amazonense Gabriel Veras, cofundador da Abaré escola, uma instituição que visa levar educação midiática para todas as classes sociais. Em sua participação, Veras conta a história do empreendimento, os desafios para começar do zero, formas de monetização e várias percepções que teve ao longo de sua jornada.
Ainda segundo Hoff: “a ordem não é superestimar o empreendedorismo, mas tratá-lo como uma alternativa que PODE dar certo e ser mais satisfatória do que um emprego tradicional”.
Nesta temporada, a direção foi feita pelo professor Rafael Sbeghen Hoff, enquanto o time de captação, edição e veiculação de conteúdos foi composto pelos jornalistas em formação João Oliveira, Luciano Cunha, Mateus Leiros, Vinicius Alexandre e Vinicius Souza, com contribuição especial da relações-internacionais Andressa Diógenes.

Tags:EducaçãoEmpreendedorismoEstado do AmazonasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Tribunal de Justiça do Amazonas divulga edital de concurso público para serventias extrajudiciais
Próximo artigo Progesp divulga a comunidade acadêmica a Política de Gestão de Pessoas da Ufam

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

1 ano atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

1 ano atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

1 ano atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

1 ano atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

1 ano atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

1 ano atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

1 ano atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

1 ano atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

1 ano atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

1 ano atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

1 ano atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

1 ano atrás
MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção
MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas
Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?