O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o Projeto de Lei nº 423/2023 que reconhece a Robótica como esporte de competição e assegura aos estudantes do ensino fundamental o acesso a conteúdo educacional de Robótica, na forma específica.
Cristiano ressalta o desenvolvimento de projetos na área com estudantes de Manacapuru. “Manacapuru está entre as dez melhores cidades do país na área da robótica. Os alunos do ensino fundamental disputaram o Torneio Fórmula Robótica com exposição dos trabalhos e foi muito produtivo. Temos a gincana de robótica e podemos também incentivar a criação de espaços como a sala Robotmaker em escolas de todo o estado”, defende.
A Sala Robotmaker é um espaço interdisciplinar usado por professores orientadores e alunos no desenvolvimento de mecanismos tecnológicos que possam solucionar problemas comuns. O Fogão Híbrido é um exemplo desse trabalho que oferece uma alternativa de consumo de gás de cozinha para famílias de baixa renda.
O projeto foi finalista da edição de 2022 do Solve for Tomorrow, uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung e o principal programa da empresa na América Latina. O sistema funciona em duas etapas: pré-aquecimento elétrico por meio de bateria solar, seguido pelo uso do gás de cozinha – o que reduz custos e o tempo de preparo dos alimentos.
Na justificativa do PL, o parlamentar detalha a importância do professor no preparo necessário para atuar não apenas como tutor, mas também sendo um intermediador entre a nova disciplina e os alunos. Uma vez sancionado, em parágrafo único, o projeto fica sob coordenação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas com promoção de ações, visando a ampliação de conhecimentos educacionais e esportivos no campo da Robótica.