Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Maternidade Moura Tapajóz promove capacitação sobre problemas ortopédicos em recém-nascidos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Maternidade Moura Tapajóz promove capacitação sobre problemas ortopédicos em recém-nascidos
Manaus

Maternidade Moura Tapajóz promove capacitação sobre problemas ortopédicos em recém-nascidos

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Profissionais pediatras da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, na zona Oeste, participaram no sábado, 29/4, de curso sobre Conduta Perante o Recém-Nascido com Displasia de Quadril, Pé Torto Congênito e Fratura de Clavícula, problemas ortopédicos mais comumente identificados após o parto e cujas causas apontam para ocorrências desde o período de gestação até o momento do nascimento. O curso foi ministrado pelo médico ortopedista pediátrico Nilton Orlando.

A médica neonatologista e chefe da Divisão Clínica da MMT, Sigrid Rodrigues do Nascimento, destacou a importância de que todos os profissionais estejam atentos aos sinais na hora do parto. “O pediatra neonatologista deve identificar essas condições logo após o nascimento do bebê, pois, quando há tratamento precoce e bem-sucedido nos primeiros anos de vida, o bebê PODE obter, na maioria dos casos, a cura completa, levando uma vida adulta normal ou, no mínimo, saudável e sem limitações”, explicou a neonatologista.

Durante o curso, o ortopedista pediátrico Nilton Orlando mostrou que, nessas situações, é fundamental o acompanhamento do médico ortopedista desde o nascimento e esclareceu que, no caso do pé torto congênito, a cirurgia é apenas a segunda opção de tratamento. “O método mais realizado nesses casos é o de Ponseti, que é um tratamento conservador que consiste em manobras de manipulação nos pés afetados e no uso de gesso, e que apresenta resultados bastante satisfatórios nas crianças, com correção progressiva da deformidade. A cirurgia só é indicada quando não há sucesso algum no tratamento convencional”, relatou o ortopedista.

Segundo a enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz, diretora da MMT, cursos como esse são essenciais para complementar as capacitações já realizadas periodicamente na grade pedagógica da MMT e avaliou a importância do conteúdo apresentado. “Agradeço imensamente ao médico Nilton Orlando por ter vindo até nossa unidade, compartilhar seus conhecimentos e experiências. Agora, cabe a nós garantirmos o pronto diagnóstico desses problemas para que o tratamento especializado seja iniciado o mais rapidamente possível e não haja comprometimento no desenvolvimento do bebê”, concluiu a diretora.

Texto – Marcella Normando/MMT/Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior diálogos entre a cidade e a floresta’, organizado pelo professor Lucas Milhomens, está disponível para download
Próximo artigo Prefeitura de Manaus realiza serviço de paisagismo e jardinagem na bola do Mindu

Mais notícias desta categoria

David Almeida acompanha obras do Parque Encontro das Águas

7 horas atrás

Sine Manaus oferta 296 vagas de emprego nesta sexta–feira, 19/9

8 horas atrás

Creche da prefeitura vence etapa do ‘Prêmio Escolas Sustentáveis’

9 horas atrás

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no São Jorge

9 horas atrás

Reunião para discutir a implantação do transporte complementar

9 horas atrás

Prefeitura amplia sinalização em vias estratégicas da capital

10 horas atrás

Atividade cultural e literária chega à comunidade São Sebastião 2

10 horas atrás

Vacinadores convocados para atuar na campanha antirrábica da prefeitura devem se apresentar até terça-feira

11 horas atrás

Rua da comunidade Valparaíso recebe manutenção viária

11 horas atrás

Manaus conquista conceito ‘A’ no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

11 horas atrás

Ageman multa Águas de Manaus por irregularidades

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com obras de asfaltamento em importante via do bairro Compensa

12 horas atrás
Bairro Santa Etelvina recebe obra de drenagem profunda
Prefeitura de Manaus promove aulas de atletismo para idosos
Prefeitura de Manaus amplia frente de obras
Prefeitura leva recuperação asfáltica ao bairro Puraquequara
Escolas da prefeitura participam da ação ‘Valorização da Vida’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?