Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: ‘Nosso Centro’ é ação da prefeitura que marca Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > ‘Nosso Centro’ é ação da prefeitura que marca Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Manaus

‘Nosso Centro’ é ação da prefeitura que marca Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado neste 18 de abril, a Prefeitura de Manaus tem motivos para celebrar com a reabilitação promovida no centro histórico e centro antigo, reafirmando sua política de estímulo ao patrimônio edificado e especialmente ao cultural, que é a identidade do povo, sua memória e sua evolução. A data foi criada em 1982 e reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o “Nosso Centro”, a gestão municipal tem realizado investimentos no território, tendo iniciado obras com o complexo de São Vicente – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e o próprio largo de São Vicente. Também há o projeto aprovado e pronto para licitar o casarão de São Vicente.

A intervenção, cujo projeto é assinado pelo Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), vai se somar a um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade, em razão da sua localização na rua Bernardo Ramos, uma das vias mais antigas da capital. Localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos, como o Centro Cultural Óscar Ramos, museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros.

Para a gerente de patrimônio histórico (GPH), do Implurb, arquiteta e urbanista Melissa Toledo, é importante conhecer que os monumentos são definidos por lei, por sua contextualização histórica, artística, cênica e própria monumentalidade. “Temos alguns monumentos na capital que são tombados pelo governo federal, como o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o conjunto arquitetônico e paisagístico do porto de Manaus, o Reservatório do Mocó. Os tombados pelo Estado, como a Faculdade de Direito, a igreja da Matriz, a igreja dos Remédios e o Palácio Rio Negro. E os sítios históricos, que são uma delimitação correspondente ao conjunto urbano pela Prefeitura de Manaus”, explicou Melissa.

A arquiteta contou que a capital tem dois grandes recortes históricos, associados ao desenvolvimento econômico vividos no “boom” do extrativismo da borracha, que criou a Belle Époque de Manaus; e o segundo momento, proporcionado pela criação da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Entre 1892 e 1896, no governo de Eduardo Ribeiro, houve um recorte, cujo maior monumento foi a construção do Teatro Amazonas. “Quando se fala do conjunto sítios históricos, falamos de cidade. Enquanto prefeitura, Implurb e Gerência de patrimônio histórico, temos uma missão que é a valoração deste ambiente, seus monumentos e a cidade que ali está funcionando. Urbanamente, a cidade tem a materialização histórica. Tem o ciclo da borracha, tem a estagnação, e um segundo ciclo econômico muito importante, a zona franca”, comentou a gerente.

A cidade representa o segundo ciclo na sua morfologia, com as edificações ecléticas e as verticais, como o prédio da antiga sede da Receita Federal e o edifício Cidade de Manaus. “Nosso papel é visar a preservação e conservação dos monumentos, mas também é o de reabilitar. São áreas no Centro que reúnem várias atividades e é necessário congregar esses valores, que são sociais, econômicos, históricos, simbólicos, dentro de um Centro tradicional. Reabilitar é uma composição de atividades, habilitando novos espaços, reabilitando a partir de novas funções, de outros usos, de políticas públicas, de incentivos e iniciativas privadas, tendo como foco as múltiplas funções urbanas, mas preservando a historicidade em um mesmo fragmento urbano, que é o centro histórico e o centro antigo”, disse Melissa.

A arquiteta e urbanista destacou que o dia internacional serve de reflexão em relação aos sítios urbanos sobre o território municipal, sua infraestrutura instalada, os moradores, os visitantes, que convivem com fragmentos subutilizados e que precisam de reabilitação. “Esta renovação é promovida por funções sociais, que vão desde vocações com ênfase em cultura, dentro do lazer, de novos negócios e habitação. Buscando a expressão da função da cidade versus a preservação e conservação dos monumentos e sítios históricos. Estamos tendo isso com o ‘Nosso Centro’, que vai reabilitar uma área com obras, que vão abrir a paisagem para o natural, que é o rio Negro, reunindo funções de gastronomia, negócios, cultura, arte, entre outras”.

Patrimônio

A valoração do patrimônio edificado das cidades, no caso de Manaus, tem a memória visível e protegida por lei, por exemplo, como pelo decreto Municipal 7.176/2004, que estabelece o setor especial das Unidades de Interesse de Preservação localizado no centro antigo de Manaus, listando imóveis, área portuária e praças públicas.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – João Viana/ Semcom

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Grupo de Trabalho da Reforma Tributária ouve sindicalistas na quarta
Próximo artigo Prefeitura de Manaus e CMDCA iniciam inscrições para a candidatura ao cargo de conselheiro tutelar nesta segunda, 17/4

Mais notícias desta categoria

Plantão noturno garante segurança e valorização ao Centro

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária com foco em pedestres e ciclistas na região central e zona Oeste

1 hora atrás

Prefeito e os presidentes da Eletros e Ventisol Agratto anunciam expansão de empresa do setor eletroeletrônico em Manaus

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus capacita equipe do IMMU para operação de sistema de semáforos inteligentes

2 horas atrás

Feirantes do Centro avaliam ação do ‘Mutirão nos Bairros’

3 horas atrás

Prefeitura avança na modernização da feira da Manaus Moderna com nova praça de alimentação

3 horas atrás

Ruas históricas do Centro voltarão a ter tráfego de veículos após anos de restrição, anuncia vice-prefeito Renato Junior

5 horas atrás

Prefeito David Almeida realiza visita à creche municipal Dalila Bentes Duarte e reforça compromisso com a qualidade da educação infantil

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com ‘Mutirão no Bairro’ e intensifica obras de infraestrutura no centro histórico

22 horas atrás

Prefeitura anuncia mudanças em linhas de ônibus para melhorar mobilidade nos bairros

23 horas atrás

Guarda Municipal detém suspeito de roubos no Centro de Manaus

23 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva 15 escolas à etapa estadual da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

24 horas atrás

Selecionados para o Empretec e inscrições para nova turma

Programa Salto Aceleradora tem inscrições abertas

Escola da Prefeitura de Manaus une educação ambiental e empreendedorismo

Prefeitura lança ‘Disk Semulsp’ com quatro linhas para agilizar atendimento direto à população

Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre ‘Cidade Presente’ com agência alemã

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?