Na manhã desta sexta-feira (14/03), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), presidiu uma reunião solene em Homenagem a Paróquia Santuário São José Operário, alusiva aos seus 75 anos de fundação. A solenidade ocorreu no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), bairro Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus.
O evento contou com a participação do Padre José Ivanildo, reitor e pároco do Santuário, religiosos, paroquianos, agentes de pastorais, movimentos, serviços e colaboradores da entidade religiosa. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes na homenagem.
Para o vereador Dr. Daniel Vasconcelos, autor da propositura, a homenagem é mais do que justa. “São 75 anos de serviços prestados à nossa cidade. Além da espiritualidade, conhecida principalmente pela Novena da Bênção de São José, a Paróquia Santuário oferece diversos benefícios sociais para pessoas que estão em vulnerabilidade social. Isso é extraordinário e merece todo reconhecimento desta Casa Legislativa e da sociedade”, pontuou Dr. Daniel.
A Novena da Bênção de São José é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas. Um honroso reconhecimento feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, que a decretou, por meio da Lei 5.179/2020.
O pároco e reitor, Padre José Ivanildo, destacou que o momento é de felicidade e gratidão. “Nós estamos felizes com esse reconhecimento aqui na Câmara, que veio pela propositura do vereador Dr Daniel Vasconcelos, um parlamentar parceiro da Igreja Católica de Manaus. É o reconhecimento da trajetória de nossa Paróquia, dos benefícios que ela trouxe para a cidade, ao bairro Praça 14, e aos milhares de fiéis que frequentam a comunidade mensalmente”, disse o salesiano.
A novena foi iniciada pelo antigo pároco, padre Sérgio Lúcio, em 1999, motivado pelo Papa São João Paulo II. “A Novena da Bênção de São José é uma iniciativa desejada por Deus, e São José é o patrono que cuida da vida das pessoas, que por meio da devoção, graças são alcançadas, esse é o segredo para que a novena seja especial para tantas pessoas,” explicou o religioso.
Devotos antigos e novos de São José – Para a senhora Aglair Souza de Sena, 80, que participa das novenas desde que foram iniciadas, o atrativo principal para permanecer na Paróquia Santuário, foi o encontro pessoal com Jesus. “Através de São José eu encontrei Jesus, esse é o motivo deu participar até hoje das atividades. Recordo-me da primeira Novena que organizamos, quando participava da Liturgia. O Padre pediu para fazermos 500 convites, depois perdemos a conta. E a Novena permanece atraindo pessoas há mais de 20 anos”, disse.
A jovem Maria Eduarda, de apenas 15 anos, que faz parte do Coral Infantil, conta que a Paróquia Santuário é um lugar especial. “Comecei aos 5 anos de idade a cantar no Coral, lugar especial para todos nós do Coral. E as nossas tias e treinadores sempre nos incentivam a continuar e a cuidar também das crianças que estão chegando. Após servir no Coral Infantil, irei participar do Coral Adulto”, disse.
Comunicação e participação dos fiéis – Cerca de 30 mil pessoas participam da Novena da Bênção de São José Operário nos dias 19 de cada mês, de maneira presencial, no entanto, pelos meios de comunicação os números de pessoas alcançadas aumentam. Um dos veículos responsáveis por essa comunicação é a TV Encontro das Águas, cujo diretor presidente, sr. Oswaldo Lopes, representou o governador Wilson Lima, na ocasião.
“A Novena de São José é a mais vista e ouvida aqui no Amazonas. Ressalto que, na fase mais crítica da pandemia de Covid-19, a novena foi de suma importância para levar a fé em Deus, e o conforto espiritual às inúmeras famílias de Manaus, do Estado e até do mundo todo. Enquanto estiver diretor, vamos continuar transmitindo,” afirmou o diretor.
A Paróquia Santuário conta ainda com sua Rádio Web Santuário São José e as transmissões da Rádio Rio Mar FM, além da Amazon Sat e outras mídias sociais.
Pastorais e serviços – Cerca de 300 leigos e leigas compõem a Paróquia Santuário São José Operário, distribuídos em 26 carismas, entre pastorais, movimentos e serviços. Além da parte espiritual, é desenvolvido serviços sociais destinados às famílias em vulnerabilidade social, jovens em drogadição, pessoas em situação de rua, grávidas e outros.
Entre os serviços estão a educação solidária, atendimento psicológico, grupos de autoajuda, esporte, educação ambiental e economia solidária.
Texto: Leonardo Dias – Assessoria do vereador
Foto: Renan Pinheiro – Assessoria do vereador