Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Estado e organizações indígenas discutem regras para ordenamento pesqueiro do Rio Negro – SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Estado e organizações indígenas discutem regras para ordenamento pesqueiro do Rio Negro – SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente
BrasilMeio Ambiente

Estado e organizações indígenas discutem regras para ordenamento pesqueiro do Rio Negro – SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
13/04/2023
16:29
Category: Notícias


Written by Sema Amazonas

Tópicos da matéria
    • Reunião precede Assembleia Geral para aprovação de sete acordos de pesca, em Barcelos
  • Compartilhe

Reunião precede Assembleia Geral para aprovação de sete acordos de pesca, em Barcelos

Instituições do Governo do Amazonas estiveram reunidas, nesta quinta-feira (13/04), junto a organizações indígenas do Rio Negro, em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). O objetivo do encontro é dar seguimento às reuniões setoriais para validação de sete acordos de pesca, que vão ordenar um trecho que vai da boca do Rio Branco até o limite com Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros da capital).

A comitiva do Estado é integrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Fundação Estadual do Índio (FEI).

As reuniões setoriais tiveram início na quarta-feira (12/04). Como avanço importante destaca-se um acordo entre a Colônia de Pescadores Z-33 de Barcelos e os operadores de turismo locais, para que as atividades de pesca comercial e pesca esportiva coexistam nos mesmos espaços, conforme destaca o coordenador do Núcleo de Pesca da SEMA, Rogério Bessa.

“Esse é um avanço bastante expressivo, que nós entendemos ser uma ótima solução. Nesse arranjo de compartilhamento dos espaços, tanto os pescadores como os operadores de turismo devem cumprir regras simples: a pesca comercial não poderá pescar o tucunaré, da mesma forma que o operador não poderá servir o peixe para turistas, conservando essa espécie que é de extrema relevância para as atividades econômicas de Barcelos”, destacou.

Organizações indígenas

Na manhã desta quinta-feira (13/04), foi a vez das organizações indígenas participarem das reuniões setoriais. O encontro contou com a presença de representantes da Associação indígena de Barcelos (Asiba), Coordenação das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro (CAIMBRN) e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).

“É preciso buscar o entendimento entre todos, senão [o ordenamento] não sai. O ordenamento tem muita importância, porque senão não tem uma regra, não tem acompanhamento e não tem UNIÃO entre as instituições, porque cada um assume sua responsabilidade e seu papel. Se você não tem isso, as espécies não vão se recuperar”, ressaltou o presidente da Foirn, Marivelton Barroso.

O gerente de desenvolvimento sustentável da FEI, Carlos Alexandre Marques de Oliveira, também participou do encontro junto à comitiva do Governo do Amazonas. Ele ressaltou a necessidade de salvaguardar os direitos dos povos originários nos acordos de pesca a serem implementados.

“Os acordos são instrumentos democráticos, porque é um pacto feito entre todos, comunidades, instituições e entre os parentes. Viemos observar as tratativas dos acordos, para que os direitos e interesses dos povos originários sejam respeitados, garantindo que os rios e lagos sejam conservados, com garantia de peixes para os indígenas e, também, para a economia do Município, com a pesca comercial e o turismo de pesca esportiva”, pontuou.

Paisagens Sustentáveis

Toda a atividade de ordenamento pesqueiro do Rio Negro tem sido apoiada por recursos do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Lascape – ASL). A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), executada pela Conservação Internacional Brasil (CI Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Instituições de Meio Ambiente Nacionais e Estaduais.

O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Juntos, visam melhorar a gestão integrada da paisagem na Amazônia.

FOTOS: Jamile Alves/SEMA

Compartilhe

Tags:BarcelosGoverno do AmazonasManausmeio ambienteSanta Isabel do Rio Negro
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Portal TRT11 – De 24 a 28 de abril, 18ª edição da Jomatra vai discutir temas para melhoria da prestação jurisdicional
Próximo artigo Arranjos internos levaram à formação de blocos na Câmara, afirma Lira

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

1 ano atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

1 ano atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

1 ano atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

1 ano atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

1 ano atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

1 ano atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

1 ano atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

1 ano atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

1 ano atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

1 ano atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

1 ano atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

1 ano atrás
MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM
Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho
Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins
Em Iranduba, MPAM instaura procedimento administrativo para acompanhar políticas públicas destinadas a crianças da primeira infância
MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?