Pensando em oferecer tratamento adequado de forma gratuita para pessoas autistas do Amazonas, o deputado estadual Mário César Filho (UB), indicou nesta segunda-feira (03), por meio do requerimento n º 473, ao Governo do Amazonas, a criação da “Casa Azul”.
Em discurso no Plenário Ruy Araújo, o parlamentar afirmou que o centro especializado às pessoas autistas, tem como meta, receber pelo menos 100 crianças por dia. Segundo o autor da indicação, os pacientes passarão por avaliação multiprofissional; com médico, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, neuropediatra, entre outros.
De acordo com o político, o sonho para construção do centro surgiu na época de jornalista, em que a busca pelo atendimento era visível e notória em um programa de TV local, na qual comandou até 2022.
“Era muita gente! Mário tem como conseguir uma ressonância magnética para o meu filho autista? Todo dia eu recebia esse tipo de demanda no programa. Eu fui atrás de saber mais sobre essa pauta e descobri o quanto a procura por um diagnóstico fechado, dessa condição, é difícil e inacessível em nossa cidade”, pontuou o deputado.
No requerimento, o político ressalta que o equipamento social denominado “Casa Azul”, se faz necessário para colaborar com a estruturação familiar na oferta de múltiplos serviços e atendimentos, inicialmente voltados, para a faixa etária específica de 0 a 17 anos.
Alem disso, o centro deve permitir a busca pela garantia de acesso às políticas públicas, exclusivamente, aos PcDs de todas as zonas de Manaus.
Tramitação
Durante a explanação do projeto, boa parte dos parlamentares da casa legislativa aprovou a iniciativa do deputado estadual. O requerimento para a criação da “Casa Azul” já foi exposto à Mesa Diretora e encaminhado ao Governador Wilson Lima.
Caso seja aprovado, a estrutura física da indicação será construída nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus, mas o deputado também pretende levar o projeto para o interior do estado, que precisa de atenção.
Dados
Levando em consideração os mais de 200 milhões de habitantes no Brasil, estimasse que existam cerca de 2 milhões de pessoas autistas na cidade de Manaus. Segundo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), são 11.350 pessoas com Transtorno do Espectro Autista nesta capital.