A deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) acompanhou nesta terça-feira, 28/3, pela manhã, o início do pagamento das indenizações e auxílios, pelo governo do Amazonas, as mais de 200 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, atingidas pelo temporal do último sábado, 25. Parte das famílias que ainda não está com processo de reassentamento concluído receberá bolsa-moradia transitória no valor de R$ 550.
A solenidade foi realizada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul, onde o governador Wilson Lima comentou sobre os trabalhos de reassentamento das famílias, que serão atendidas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), por se encontrarem na área de intervenção, do projeto de moradia social.
“Quem está saindo lá do alagado vai ter uma vida nova, vai ter uma perspectiva nova de vida. Agora, vocês não têm ideia o quanto isso me realiza enquanto cidadão, enquanto ser humano, em ser um instrumento para poder ajudar a mudar a vida das pessoas. E é isso que faz sentido na minha vida enquanto governador, poder trabalhar por quem tanto precisa”, declarou Wilson Lima.
Os pagamentos variam entre indenização, bônus-moradia, auxílio-moradia, bolsa-moradia transitória, unidade habitacional ou fundo de comércio. Os processos tramitam na Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).
“Mais que reassentar estas famílias, o governador Wilson Lima está proporcionando a elas dignidade. O pagamento desses benefícios amenizará por um tempo o sofrimento dessas famílias, e tenho certeza que de forma célere e responsável essas casas serão entregues em tempo hábil, para que estas pessoas possam seguir com uma nova vida, longe de uma área inóspita e de risco”, salientou Débora.
Requerimentos
Alerta aos constantes alagamentos decorrentes dos temporais registrados em Manaus, ao longo do mês de março, que causaram transtornos aos moradores de várias localidades da capital, a deputada estadual Débora Menezes protocolou alguns requerimentos junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), solicitando os serviços urgentes de desobstrução de esgotos, instalação de sistema ou drenagem de águas pluviais e esgotos, e de rip-rap em vários bairros da capital.
Prosamin+
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o novo Prosamin+ vai urbanizar uma área de 340 mil metros quadrados, ao longo do igarapé do 40, num trecho entre a avenida Manaus 2000, no Japiim, zona Sul e a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste, de onde serão reassentadas, no total, 2.383 famílias, cadastradas desde 2020, quando iniciaram os trabalhos na área.
Além de promover o saneamento básico e a urbanização onde atua, o programa contribui com a retirada das pessoas das áreas de risco, evitando que, em época de chuva, fiquem vulneráveis.