Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus realiza palestra sobre violência doméstica voltada para mulheres idosas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus realiza palestra sobre violência doméstica voltada para mulheres idosas
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza palestra sobre violência doméstica voltada para mulheres idosas

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Como parte da programação do Mês da Mulher, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Fundação Universidade Aberta da terceira idade (Funati), realizou, nesta segunda-feira, 27/3, a palestra “Direito da Mulher: minha idade não me limita”, voltada para mulheres da terceira idade.

O evento ocorreu no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, e abordou as principais formas de violência doméstica, Lei Maria da Penha, direitos da mulher e principais canais de denúncia.

“A mulher idosa é duplamente vulnerável, tanto pelo contexto familiar quanto pela idade avançada, então trazer essas informações de maneira lúdica e didática é muito importante para que elas possam conhecer um pouco mais os seus direitos”, explicou a diretora do Departamento de Enfrentamento à violência contra a mulher do centro de referência dos Direitos da Mulher (CRDM), Marley Fonseca.

Marley disse que muitas dessas mulheres desconhecem outras formas de violência além da física. “Quando, nessa idade, muitas podem sofrer violência psicológica e patrimonial, que são formas mais subjetivas. Hoje, nosso papel é ajudá-las a reconhecer esses tipos de violência e fazer com que tenham acesso aos devidos canais de denúncia”, concluiu.

De acordo com a coordenadora de ensino da Funati e palestrante convidada, Kennya Brito, o debate acerca da violência contra a mulher idosa possui nuances muito características e que precisam de momentos dedicados exclusivamente ao tema.

“Precisamos, em todas as oportunidades, informar essas mulheres sobre os serviços disponíveis a elas, empoderá-las e não deixar com que se permitam ser vítimas de diferentes formas de violência, muitas vezes iniciadas dentro de suas próprias casas”, destacou a coordenadora, também parte da presidência do Conselho Estadual do Idoso.

Além da palestra, o evento contou ainda com a participação do grupo de dança da Funati, formado por alunas da fundação, sorteio de brindes, dinâmicas de socialização e atendimentos voltados para a inserção e atualização do cadastro único, necessário para a emissão da Carteira do Idoso e acesso a outros programas sociais.

Uma das participantes do encontro foi a aposentada Alda Martins, de 64 anos, membro do grupo de dança da Funati e que também acompanhou a palestra. Para Alda, ações de conscientização voltadas para ela e suas colegas são fundamentais para a qualidade de suas vidas.

“Têm muitas de nós que estão passando por isso e muitas vezes nem sabem, e é muito importante que sempre estejamos informadas, para que possamos nos proteger e procurar ajuda”, afirmou.

Quem também participou foi Elizabeth Negrão, de 85 anos. “Foi ótimo, falar sobre essas coisas é maravilhoso, é útil. E o carimbo também foi ótimo, deu para dançar”, afirmou a aposentada, aos risos.

—-

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc 

Fotos – Marcely Gomes / Semasc Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAxyzC

Tags:DenúnciasManausmanchetePrefeitura de ManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Time de basquete da Ufam (FEFF) faz jogo hoje, 28, pelo Campeonato Amazonense 2023
Próximo artigo Prefeitura de Manaus finaliza a 2ª rodada de oitivas com artistas para implementação da Lei Paulo Gustavo

Mais notícias desta categoria

PMM certifica 28 alunos no encerramento do programa Empretec

10 horas atrás

PMM registra mais de 5 mil atendimentos no 4º Manaus Cidadã

10 horas atrás

NOTA DE PESAR – Ednelson dos Santos Barbosa

11 horas atrás

Com realização da Prefeitura de Manaus, institutos da InREDE destacam parcerias estratégicas para financiar e transformar cidades do Brasil

1 dia atrás

Prefeitura promove edição especial do ‘Bolerão no Parque’

1 dia atrás

Prefeitura informa interdição viária para obras de gasoduto

1 dia atrás

Dia 2 do InREDE é marcado por debate sobre o futuro urbano

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza drenagem no bairro Santo Antônio

1 dia atrás

Prefeitura transforma rua Leblon no conjunto Viver Melhor 3

1 dia atrás

Prefeitura realiza manutenção asfáltica no bairro São José

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recupera rua Oswaldo Cruz

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recupera rua no bairro Japiim 1 e melhora mobilidade na zona Sul

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus promove palestra sobre direitos da pessoa idosa para trabalhadores do transporte coletivo
Prefeitura de Manaus recupera rua Izaurina Braga
Prefeitura de Manaus transforma rua Santa Apolinária com obra de recuperação asfáltica no Monte das Oliveiras
Biblioteca municipal recebe palestra e exposição do projeto ‘Acessibilidade sobre as Águas’ durante 19ª Primavera de Museus
Prefeitura de Manaus realiza oficina para orientar OSCs parceiras da Fundação Doutor Thomas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?