Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Deputados da Aleam apresentam Projetos de Lei para melhoria da saúde da população do estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Deputados da Aleam apresentam Projetos de Lei para melhoria da saúde da população do estado
ALEAMPolítica

Deputados da Aleam apresentam Projetos de Lei para melhoria da saúde da população do estado

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
11 Projetos em tramitacCCA7aCC83o na Assembleia Legislativa do Amazonas abrangem medidas de prevencCCA7aCC83o e mapeamento de aCC81reas de risco 2

A pauta de tramitação de Projetos de Lei (PLs) da Sessão Plenária desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), contou com trinta e seis matérias apresentadas pelos deputados estaduais, e a área da saúde teve destaque entre os temas tratados pelos parlamentares.
O PL nº 285/2023, de autoria do deputado Mário César Filho (União Brasil), propõe a obrigatoriedade da realização de exame oftalmológico para todas as crianças que iniciam a vida escolar em creches ou escolas públicas estaduais. Para o deputado, é importante assegurar a realização deste exame porque, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar necessitam usar óculos; porém 80% deste grupo nunca fez um exame oftalmológico.
“A dificuldade para enxergar pode se transformar em um relevante obstáculo no processo de aprendizagem”, justificou o deputado.
Fibromialgia
Já o PL nº 283/2023, do deputado Rozenha (PMB), prevê a instituição de política estadual de atendimento e acompanhamento às pessoas portadoras da Síndrome da Fibromialgia, com o objetivo principal de proporcionar a esses pacientes centros especializados e equipe multidisciplinar.
“A fibromialgia é uma doença crônica que causa imensa dores e transtornos aos seus pacientes”, disse o deputado, destacando ainda que “embora não seja fatal, é uma doença que não tem cura e gera impactos negativos nos aspectos social, afetivo e profissional dos pacientes”.
De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 5% da população brasileira tem fibromialgia, e essa doença atinge, em cerca de 90% dos casos, mulheres entre 30 e 50 anos.
Transtorno
O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS), condição em que o cérebro e o sistema nervoso têm dificuldade em processar estímulos do ambiente e dos sentidos, é objeto do PL nº 278/2023, apresentado pela deputada Joana Darc (União Brasil). A propositura visa instituir uma Campanha de Conscientização, Incentivo ao Diagnóstico e Tratamento do TPS.
Durante um tempo este transtorno foi associado ao autismo, mas estudos já estabeleceram que é um distúrbio distinto que pode ou não acometer pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Há pesquisas recentes que mostram que há um elevado grupo de pessoas que não são autistas, mas que apresentam TPS.
“Uma criança com TPS sente dificuldade de processar o calor ou o frio, o cansaço, a fome, as luzes e os sons e atividades simples podem ser desafiadoras”, apontou Darc, justificando a necessidade do desenvolvimento de ações políticas e sociais que informem sobre transtornos e os seus impactos na vida dos pacientes.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativomanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 07DFA783 12B9 4EF9 B840 B4FD5D051F51 Deputado Mário César Filho vai ao TJAM pedir a suspensão da instalação dos medidores aéreos no Amazonas
Próximo artigo 5F0A1019 874B 4124 9C73 71B2754B4FA5 1024x681 1 Deputada Joana Darc articula modernização da Funati

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?