Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, recebeu nesta quinta-feira, 23, no gabinete do reitor, a visita do ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. O encontro, além do diálogo sobre assuntos pertinentes a educação, teve como objetivo convidar o reitor para participar do lançamento do livro ‘O quinto movimento – proposta para uma construção inacabada’ em Manaus.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, fez uma visita ao reitor da Ufam, Sylvio Puga, para convidá-lo a participar do lançamento do livro ‘O quinto movimento – proposta para uma construção inacabada’. O ex-deputado está em Manaus e veio até o Campus da Ufam para convidar o reitor a participar do evento. No ato o reitor recebeu do autor um exemplar da obra e também presenteou o ex-deputado com o livro ‘Fauna & Flora do Campus da Universidade Federal do Amazonas: a maior biodiversidade urbana do Brasil’.
“É uma honra receber o ex-deputado em nossa Instituição e fiquei lisonjeado com o convite para participar do evento de lançamento de seu livro. Foi um diálogo em que discutimos a respeito de sua obra e diversos outros assuntos”, disse o reitor da Ufam, Sylvio Puga.
O livro é um depoimento sobre a centralidade da questão nacional e também uma reflexão sobre o quinto movimento que o autor denominou como as iniciativas necessárias à retomada da construção material e espiritual de nossa pátria. “Centralidade da questão nacional é a ideia de que a Nação é o eixo organizador da vida social na presente etapa da história da civilização. O nacionalismo tem governado o mundo nos últimos dois séculos nas suas duas vertentes: o nacionalismo tirânico e opressor das nações imperiais, em confronto com o outro, o nacionalismo libertário, defensivo e democrático das nações emergentes em luta por sua emancipação”, destacou o ex-deputado Aldo rebelo.