Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Representantes da zona Sul participam de etapa preparatória para a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Representantes da zona Sul participam de etapa preparatória para a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Manaus
Manaus

Representantes da zona Sul participam de etapa preparatória para a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Representantes do controle social na zona Sul de Manaus participaram nesta quinta-feira, 16/3, da pré-conferência distrital de saúde, realizada na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro. O evento foi coordenado pelo Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus) e Secretaria Municipal de saúde (Semsa), e contou com a presença de representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de saúde (SUS).

De acordo com a diretora em exercício do Distrito de saúde (Disa) Sul, Graça Costa, a pré-conferência foi planejada como uma fase preparatória para a 9ª Conferência Municipal de saúde (9ª Comus), que será realizada no período de 20 a 23 de março.

“A pré-conferência é um espaço para discutir sobre a melhoria da qualidade da gestão da saúde, elaborar propostas e eleger delegados para participação na conferência municipal. O Disa Sul conta com 16 Conselhos Locais de saúde, vinculados a 16 unidades de saúde, compostos por gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde. Então, sabemos a importância do controle social em benefício da saúde da população e melhoria dos serviços”, afirmou Graça Costa.

Participando da pré-conferência, a diretora de Atenção Primária da Semsa, conselheira Sonja Farias, reforçou a importância das pré-conferências distritais, que foram iniciadas na segunda-feira, 13/3, como parte do processo de realização da 9ª Comus, evento promovido a cada quatro anos com o objetivo de avaliar a situação de saúde, elaborar propostas que atendam as necessidades de saúde da população de Manaus e definir diretrizes para o planejamento das ações de saúde.

“Para realizar a conferência municipal, é importante ouvir representantes de cada Distrito de saúde, das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, e entender a realidade de cada território. É um movimento que enriquece a Comus e vai permitir a construção de propostas que sejam um reflexo da real necessidade da população. E é importante lembrar que a Semsa trabalha com a colaboração dos conselheiros locais de saúde, que representam usuários e têm uma visão diferenciada em relação aos serviços de saúde. A partir dessa visão, é possível fazer ajustes nos serviços que podem parecer pequenos, mas que são fundamentais para a qualidade de atendimento da população”, relatou Sonja Farias.

Programação

Seguindo a programação das cinco pré-conferências, o evento do Disa Sul organizou um painel abordando o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, que também é o tema central da 9ª Comus e da 17ª Conferência Nacional de saúde, marcada para o período de 2 a 5 de julho.

A partir do painel, também foi organizado um debate em quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

A assistente social Joselene Gomes, doutora em serviço social e conselheira estadual da saúde, foi uma das debatedoras e destacou o papel do controle social na construção de políticas públicas de qualidade.

“Constituição Federal e a constituição de políticas públicas no Brasil vêm a partir da participação efetiva da sociedade. As nossas conquistas nascem das reivindicações, com a população chamando a atenção das autoridades e dizendo onde o calo aperta. Mas não vale só conquistar, precisamos manter e aprimorar. Os movimentos sociais, conselhos, representantes do controle social, todos precisam participar desse processo, ou a gente abre mão das nossas conquistas”, alertou Joselene Gomes.

Representando o segmento de usuários, Mayra Farias, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situação de saúde na Amazônia (FIOCRUZ/Amazônia), participou da pré-conferência distrital sul e reforçou que usuários, gestores e trabalhadores são fundamentais no processo de construção contínua do SUS.

“Estou participando pela terceira vez de conferências de saúde, já tendo participado de uma etapa estadual. Acredito que essa participação tem um grande impacto, já que é um espaço para debater novas ideias, trazer nossos anseios e dificuldades que encontramos no SUS. A gente sabe que tem coisas para melhorar, ter um SUS mais acessível, mas é um processo em construção, e usuários, trabalhadores e gestores têm o papel fundamental para alcançar um SUS melhor e mais forte. Mas as propostas começam aqui no território, em cada zona da cidade, com o debate das situações que realmente acontecem com as pessoas no território”, ressaltou Mayra Farias.

Além da etapa do Disa Sul, já foram realizadas as pré-conferências dos Disas Rural (13/3), Leste (14/3) e Oeste (15/3). A programação será encerrada na sexta-feira, 17/3, com a etapa do Disa Norte, que vai acontecer na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na avenida Sálvio Belota, 333, bairro NOVO Aleixo, das 7h às 17h.

— — — 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos– Henrique Souza / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus implanta rede de drenagem com 100 metros de extensão para conter erosão no bairro Santa Etelvina
Próximo artigo Prefeitura de Manaus promove feira na Ponta Negra para comemorar Dia do Artesão

Mais notícias desta categoria

‘Brinca Manaus’ leva diversão e solidariedade à zona rural

9 horas atrás

Encontro intergeracional entre alunos e idosos na FDT

12 horas atrás

Reunião para alinhar o lançamento do ‘Programa Escola de Transporte’

12 horas atrás

Manaus pode sediar Câmara do Brics

14 horas atrás

Obra e recuperação da galeria subterrânea no bairro Compensa

14 horas atrás

Prefeitura abre campanhas “Outubro Rosa” e “Outubro Verde”

14 horas atrás

PMM ergue monumento em homenagem às vítimas da Covid-19

15 horas atrás

Alunos do 9º ano participam do ‘Viradão Saeb’ 2025

15 horas atrás

Limpeza e desobstrução em caixa coletora na avenida Dom Pedro

15 horas atrás

Creche da Prefeitura de Manaus realiza ‘1ª Mostra de Arte Amazônia em Telas’

16 horas atrás

Creche da Prefeitura de Manaus encerra ‘Semana da Criança’

16 horas atrás

Prefeitura e Yamaha levam conscientização aos colaboradores

17 horas atrás
Prefeitura de Manaus recupera galeria subterrânea e reforça sistema de drenagem na avenida Brasil
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa com alunos
PMM acelera licenciamento urbano e investe em inovação
Prefeitura de Manaus atua em contenção de igarapé no Alvorada
Prefeitura leva ‘Procon Manaus nos Bairros’ para o Redenção
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?