Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus tem reunião com Secretaria Nacional de Habitação sobre novas moradias para capital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus tem reunião com Secretaria Nacional de Habitação sobre novas moradias para capital
Manaus

Prefeitura de Manaus tem reunião com Secretaria Nacional de Habitação sobre novas moradias para capital

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Integrando a comitiva do prefeito de Manaus, David Almeida, em Brasília, para reuniões com ministros e secretários ligados ao Desenvolvimento Social e Relações Institucionais, visando acelerar a liberação de repasses de recursos do governo federal, o vice-presidente de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), Renato Queiroz, esteve com o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira.

Nesta quarta-feira, 15/3, Queiroz ainda se reuniu com a coordenadora da região Norte do Programa Minha Casa Minha Vida, Jéssica Italoema Moura. Durante agenda em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ao prefeito David Almeida o retorno do programa na capital.

“Durante o encontro com o secretário nacional tratamos das características e especificações de unidades habitacionais para Manaus, além do NOVO modelo de construção de moradia que o governo federal deverá ter disponível, com publicação em portaria, até o final do mês. Apresentamos os estudos feitos em Manaus, que envolvem construções em seis conjuntos para habitação de interesse social, para atender com moradia digna nas zonas Sul, Leste, Norte e Oeste”, comentou Queiroz.

David Almeida foi até a capital federal em busca de um aporte de R$ 208 milhões que serão revertidos em ações de apoio a famílias afetadas pelos deslizamentos de terra em razão das fortes chuvas dos últimos dias na cidade.

A verba federal será utilizada para a construção de casas populares para pessoas em situação de vulnerabilidade e que moram em áreas de risco já mapeadas.

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH) é responsável por acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia.

Estudos

As propostas encaminhadas ao governo federal buscam atender a moradias populares e promover a retirada de famílias de áreas de risco, uma realidade nacional.

Conforme estudos realizados na gestão atual, Manaus tem áreas públicas da prefeitura que podem comportar programa para construção de unidades habitacionais em várias zonas urbanas. Em busca de parcerias para linhas de financiamento visando a construção das unidades, uma das previsões é a adesão ao Minha Casa Minha Vida, relançado por Lula.

Conforme dados da Vpreshaf, usando recursos próprios e do fundo municipal de Habitação (FMH), há estudos para construção de 50 unidades habitacionais, com possibilidade de ampliação, para atender urgências sociais e decorrentes de desastres naturais ou relacionados a áreas de risco.

“Estamos trabalhando para lançar a licitação e ter essas unidades construídas até o final do ano, destinadas a moradia de interesse social”, explicou o vice-presidente.

O governo federal está ampliando esforços para resgatar a dignidade das famílias que perdem moradias em função das fortes chuvas registradas no Brasil e a habitação é uma das prioridades. O orçamento da pasta para 2023 é de R$ 10,4 bilhões e terão prioridade famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, que terminam habitando em regiões inseguras.

Para as cidades em situação de emergência ou estado de calamidade, o governo federal estruturou a resposta em duas frentes: uma, a partir de planos de trabalho, apresentados ao Ministério da Integração e desenvolvimento regional (MIDR), a serem atendidos com recursos da Defesa Civil nacional; outra, dando prioridade a famílias de baixa renda nos contratos do programa Minha Casa Minha Vida, retomado este ano com a previsão de contratar dois milhões de unidades habitacionais até o final de 2026.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Semcom

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comitê Estadual de Saúde reúne-se com entidades para debater a implantação da Câmara Extrajudicial para a Resolução de Litígios
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recupera redes de drenagens e caixas coletoras em bairros da capital

Mais notícias desta categoria

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza 11ª reunião ordinária em mirante de Manaus e elege nova presidência

1 hora atrás

Exposição Olhares do Parque das Tribos reúne 20 fotografias de jovens indígenas em Manaus até 28/12

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus inicia Dezembro Vermelho com testes e oferta de PrEP no Mercado Adolpho Lisboa

2 horas atrás

Manaus Cidadã leva serviços de saúde e vacinação contra a raiva ao bairro Nova Cidade neste sábado

2 horas atrás

Semtepi divulga lista de selecionados para treinamento de marketing e gravação de vídeo em Manaus no dia 4 de dezembro

2 horas atrás

Semed socializa mini-histórias da vida cotidiana em creche durante encontro em Manaus

3 horas atrás

Prazo final para usar créditos da Nota Fiscal de Serviço no abatimento do IPTU 2026 pela Prefeitura de Manaus termina em 30/11

4 horas atrás

IMMU realiza operação de fiscalização de transporte complementar e táxis na zona Sul de Manaus com autuações e apreensão

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa suspensão temporária no atendimento das USFs Santa Luzia e S-32

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa suspensão temporária no atendimento das USFs Santa Luzia e S-32

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus anuncia interrupção atendimento USFs Santa Luzia e S-32 a partir de 28/11 para manutenção preventiva

5 horas atrás

USF Arthur Virgílio Filho suspende atendimentos temporariamente para obras no telhado

17 horas atrás
Prefeitura de Manaus inicia obras do complexo viário Passarão para desafogar trânsito na zona Oeste
Fiscalização de vagas especiais em Manaus registra remoção de veículo e 16 autuações na zona Norte
Manaus amplia rede de atendimento e promove alinhamento para esporotricose humana na zona Oeste
Mais de 230 estudantes participam da Gincana Municipal do Acelera Brasil em Manaus no dia 27/11
Sine Manaus oferece 768 vagas de emprego com atendimento presencial nesta sexta–feira 28/11
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?