Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Inclusão: Saúde tem aula inaugural da nova turma de Libras para servidores da área
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Inclusão: Saúde tem aula inaugural da nova turma de Libras para servidores da área
Amazonas

Inclusão: Saúde tem aula inaugural da nova turma de Libras para servidores da área

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.48.35 1024x768 1

Profissionais do HPS João Lúcio e HPSC Joãozinho vão receber qualificação básica em Libras para melhor atender a população surda

WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.48.35 1024x768 1
FOTO: Divulgação/SES-AM

A segunda turma do projeto “Inclusão da Língua Brasileira de Sinais na Saúde”, que oferta curso de Libras para os profissionais de saúde do HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado e do HPSC da Zona Leste (Joãozinho), teve início na terça-feira (14/03). O curso tem objetivo de melhor acolher a comunidade surda que procura atendimento de saúde das unidades.

Na primeira aula, os alunos tiveram um momento de integração para conhecer a proposta pedagógica do curso e entender como funciona a comunicação por linguagem de sinais.

Durante o curso os profissionais de saúde vão aprender a importância da língua de sinais para interação com o paciente e responsáveis; e vivenciar a necessidade da acessibilidade à saúde e da promoção da humanização do atendimento à comunidade surda.

“Nessa nova turma tivemos a inscrição de 70 profissionais que trabalham no HPS João Lúcio e no Joãozinho, mas como a nossa meta é formar 110 alunos, ofertamos as 30 vagas remanescentes para outras unidades”, contou a diretora do Hospital e pronto-socorro da Criança da Zona Leste e idealizadora do projeto, Liége Ribeiro.

Foram ofertadas 10 vagas para a maternidade Ana Braga, 10 vagas para a UPA José Rodrigues e 10 vagas para o SPA e Policlínica Danilo Correa.

Aulas

As aulas acontecem na sala de treinamento do HPS João Lúcio, nas terças e quintas-feiras, com turmas divididas nos períodos da manhã e tarde. Nas sextas-feiras, acontece o módulo avançado para os alunos que participaram da primeira turma.

Todo o curso é ministrado pelo professor tradutor e intérprete de Libras do Centro de Mídias de educação do Amazonas, Cláudio Saraiva e tem duração de dois meses e meio, com carga horária de 80 horas, que incluem 60 horas de aulas dinâmicas e teóricas, além de 20 horas de atividades práticas.

Primeira turma

A primeira edição do projeto capacitou 20 profissionais das unidades e foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da educação e Desporto (SEDUC-AM). Durante o curso, os participantes tiveram conhecimento básico de Libras e as legislações que reconhecem a língua como meio legal de comunicação e expressão da pessoa surda.

Libras

A Libras foi oficialmente reconhecida como a segunda língua oficial no Brasil através da lei nº 10.436 de 2002, e regulamentada pelo decreto 5626 de 21 de abril de 2005, em 2012, com a LBI – Lei Brasileira de Inclusão e acessibilidade no território nacional.

Tags:manchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.36.37 1024x768 1 Ipaam busca parceria com instituição alemã para desenvolvimento de ações e projetos no Amazonas
Próximo artigo WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.54.29 1024x682 1 Avanços em ações educacionais e na infraestrutura escolar marcam o Dia da Escola

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?