No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), aproveitou a oportunidade para falar sobre suas conquistas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e destacar o importante papel desempenhado pelas mulheres em todas as esferas da sociedade.
“Nascer mulher já é muito especial, pois temos múltiplas funções e responsabilidades. São diversos papéis desempenhados que fazem a diferença em qualquer esfera, por isso esse dia é tão essencial, pois nos dá a oportunidade de chamar a atenção de todos para o reconhecimento do valor inestimável das mulheres”, justificou Mayara.
A parlamentar aproveitou para lembrar alguns de seus trabalhos que proporcionaram melhorias no atendimento das mulheres no Amazonas.
“Com base em experiências e vivências pude realizar trabalhos importantes para as mulheres no estado. Para atenção às gestantes, criei a Lei nº 5.113/2020, que garante a realização do Exame de Ecocardiograma fetal para diagnóstico e intervenção precoce nos casos de cardiopatia congênita em bebês, também criei o Programa Sentinela da Vida que identifica e monitora casos de morbidade materna grave através da Lei nº 5.334/2020 e garanti prioridade no atendimento das gestantes no SISREG com a Lei nº 5.260/2020”, afirmou a deputada.
As grávidas do Médio Solimões também foram beneficiadas com o envio de recurso da Dra. Mayara no valor de R$ 1 milhão para a construção de um anexo hospitalar.
Para assegurar apoio e amparo às mulheres vítimas de violência. Dra. Mayara criou a Lei nº 5.343/2020, garantindo o apoio de condomínios, conjuntos habitacionais e congêneres, para realização da denúncia de agressão. Na Lei nº 4.924/2019, a parlamentar garantiu a divulgação do número da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) em estabelecimentos de acesso ao público como bares, restaurantes, casas noturnas e afins.
Outra conquista importante veio com a sanção da Lei nº 5.706/2021, que dá preferência à vítima de violência familiar e doméstica na realização de inscrição em cursos profissionalizantes, ajudando a vítima a se recolocar no mercado de trabalho e conquistar a independência financeira.Mayara reconhece que os avanços de hoje são reflexos do trabalho iniciado por mulheres pioneiras, que deixaram um legado político para a geração atual, entende que muito ainda precisa ser feito e acredita que grandes sonhos ainda sairão do papel.
“O que somos hoje é reflexo do trabalho árduo de outras mulheres que lutaram pelos nossos direitos e não desistiram. Ainda falta muito, mas acredito que muitos sonhos ainda serão realidade como: a construção da nova maternidade na Zona Norte, a implantação do Projeto Ver e Tratar o Colo do útero e a realização do Programa Itinerante para Saúde da Mulher, levando atendimento médico especializado e cirúrgico para o interior”, finalizou a médica.