Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Do licenciamento à arquitetura e engenharia, mulheres são maioria no Implurb
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Do licenciamento à arquitetura e engenharia, mulheres são maioria no Implurb
Manaus

Do licenciamento à arquitetura e engenharia, mulheres são maioria no Implurb

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
WhatsApp Image 2023 03 03 at 12.54.26

Celebrado em todo o mundo desde a sua oficialização pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 70, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data simbólica da luta histórica de mulheres para terem condições equiparadas aos homens. No Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), elas são maioria, representando 56,1% de todos os servidores, sendo 155 colaboradoras distribuídas em 38 setores da autarquia. Reconhecidas, atuam na criação e construção da cidade, do cenário arquitetônico, de planejamento, de projetos, do licenciamento à fiscalização.

Apesar das dificuldades de ser mulher no cotidiano, o grupo de colaboradoras do Implurb tem representatividade e ocupa ainda 46,8% das chefias, com 15 mulheres à frente do comando, de um total de 32 gerências e diretorias. A autarquia mostra um retrato mais fiel da representatividade de gênero da história do Implurb, encorajando mulheres a assumirem o nicho que quiserem, ocupando espaços com competência, responsabilidade e coragem.

Para se impor em um universo predominantemente masculino, a gerente de Engenharia do órgão, Marciléia Costa, diz que é necessário estar mais preparada para ser questionada do que colegas engenheiros homens, assim como expor mais resultados. “As mulheres precisam se capacitar constantemente e trabalhar muito mais para serem vistas por sua capacidade, principalmente, quando se trata de cargos de liderança”, destacou ela, que é engenheira de Segurança no Trabalho e está há cinco anos no Implurb.

Marciléia acredita que a única forma de mudança é a educação, que contribui na esfera social e cultural, para que as futuras gerações de mulheres possam sonhar com suas carreiras e vislumbrar outros horizontes, além de papéis tradicionalmente atribuídos a elas. “Hoje temos mulheres atuando em várias áreas que nos inspiram e nos mostram que é possível crescer profissionalmente”.

A engenheira acredita que, à medida que mais profissionais do sexo feminino conseguem ocupar mais cargos de liderança, são abertos  mais caminhos para que outras mulheres sejam vistas como candidatas. “Ser mulher não é um critério limitador. Na carreira de engenharia, é preciso estudo, capacitação e abraçar oportunidades. A sociedade precisa de mulheres ocupando espaços, tomando decisões e promovendo mudanças para que cada vez mais outras possam ser e fazer aquilo que quiserem”.

Maria Aparecida Froz, conhecida como “Cidinha”, é chefe da Divisão de Controle (Dicon), atendendo na área de fiscalização de obras e posturas. Arquiteta e urbanista, especialista em Direito e Política Ambiental e Urbanismo, ela vai completar 32 anos de casa.

“Sou superfeliz como mulher e com meu trabalho. Aproveitei cada oportunidade, com dedicação, para crescimento e tenho a certeza de poder contribuir com as requalificações urbanas em Manaus. Ser mulher é fazer o diferencial e a cada ação recebida diariamente no Implurb sei que estamos fazendo o melhor para a vida de todos, o que é maravilhoso”, ressaltou.

A chefe da Dicon disse ser ainda mais especial sua missão por representar a classe feminina em uma área que tem maioria masculina. “Sou servidora pública e busco servir com sabedoria, profissionalismo e com amor. Quando a cidade cresce de forma ordenada, há toda uma diferença, e esse é o legado que buscamos, o exemplo. Não tenho palavras para descrever a minha realização. Posso dizer que, dentro de cada uma de nós, há uma grande profissional e em tudo que fazemos, em todos os campos da vida. E em todos os dias”.

Eminentemente técnico, o órgão tem foco no bem-estar coletivo e na urbanidade. E o olhar feminino é preponderante no Implurb, que conta com 155 servidoras nos mais diversos postos, cargos e funções. Em 20 setores da autarquia elas também são maioria.

Simbolismo

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, prestar homenagens à mulher é importante. “Temos que homenageá-la na forma de respeito ao seu trabalho, de respeito à sua valorização profissional, aos seus direitos femininos, de mãe, de esposa, na salvaguarda de sua segurança. E não só no dia 8, mas todos os dias. É respeitar o ser humano que ela representa”, comentou.

Urbanismo

Criado há 20 anos, substituindo a antiga Empresa Municipal de Urbanização (Urbam), o Implurb é uma autarquia de caráter técnico, responsável pela definição das diretrizes do crescimento da cidade, sua ordenação e ocupação do solo, o uso dos espaços públicos e do controle da legislação em vigor, como o Plano Diretor de Manaus.

A arquiteta e urbanista Jeane da Rocha, diretora de Operações do órgão, está na casa há 22 anos, desde a extinta Urbam, sempre na área técnica de licenciamento e controle de obras.

“Todo esse trabalho não seria possível sem a contribuição de uma grande equipe, que conta maior parte dela com servidoras, servidoras mães, esposas, filhas, que conseguem vencer o dia a dia dividindo seu tempo”, disse.

Como urbanista, Jeane da Rocha vê a cidade de Manaus pronta para crescer e amadurecer, principalmente quanto às questões de mobilidade e nos espaços públicos, começando com o olhar bem simples, que é a porta de saída da nossa casa. A visão feminina, por natureza, permite ligação entre diferentes atividades e espaços, conectando pessoas e lugares, com maior flexibilidade e conceito comunitário.

“Com a ajuda do sexo feminino, o Implurb ganha poder para o desafio de executar resiliência em projetos para o uso coletivo, com sustentabilidade e funcionalidade, ao mesmo tempo que atua no controle e gestão urbana. E tudo com o apoio delas”, garantiu.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAujox

Tags:FiscalizaçãoManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus convoca 100 pedagogos selecionados no Processo Seletivo Simplificado 3 scaled 1 Prefeitura de Manaus convoca 100 pedagogos selecionados no Processo Seletivo Simplificado
Próximo artigo Yomara Lins Yomara Lins participa da entrega da Feira do São Francisco reformada

Mais notícias desta categoria

Concultura nos bairros 2

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas

8 horas atrás
Prefeitura de Manaus apresenta boas praticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP 3

Prefeitura de Manaus apresenta boas práticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza 2ª edição da ‘Ação + Solidária’ com serviços gratuitos no bairro Tarumã

8 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 174408 1

Prefeitura de Manaus intensifica operação ‘Transporte Legal’ em todas as zonas da cidade

13 horas atrás
obras2 1024x767 1

Prefeitura de Manaus tem aumento de 2% no número de novos alvarás de construção no semestre

1 dia atrás
SEMSA MANAUS Dois Anos Unidades Moveis 1

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura ofertam mais de 270 mil procedimentos em dois anos

1 dia atrás

Dois anos do Dimicro com primeira edição do ‘Semtepi Itinerante’

1 dia atrás
Nota de Pesar 1 1 e1613240336857 1

NOTA DE PESAR – Cícero Ferreira da Silva Neto

1 dia atrás
5d143862 fc9f 46a0 9b9c e12f3c891a16 1

Centro Histórico de Manaus recebe 2ª etapa do ‘Vivências Amazônicas’ com foco em turismo comunitário

1 dia atrás

Sinalização viária na zona Leste e em outras regiões de Manaus

1 dia atrás

Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres

1 dia atrás
54678467643 918f5e999a c

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da 2ª ‘Literat’ em escola da zona Sul

1 dia atrás

Ageman informa que abastecimento de água será interrompido para manutenção na terça-feira

Unidade de Saúde N-52 na zona Norte suspenderá atendimentos temporariamente

Prefeitura de Manaus avança com obras de alargamento da avenida do Turismo, na zona Oeste

Prefeito David Almeida anuncia emenda de R$ 12 milhões para a reestruturação da Fundação Dr. Thomas

Gestores escolares da Prefeitura de Manaus participam de palestra sobre ‘Justiça Restaurativa’ promovida pelo MP-AM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?