O índice nacional de homicídios, citado pelo portal G1, mostrou que em 2022 houve uma redução de 1% de mortes no Brasil, em comparação a 2021. O tema foi debatido pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL) nesta quinta-feira (2), durante Sessão Ordinária, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Segundo o levantamento, feito com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal e divulgado esta semana, ao todo foram 40,8 mil mortes violentas em todo o país.
O deputado, que é um defensor da política de posse e porte de armas, observou que a redução dos índices se deu por conta da política de segurança pública voltada ao combate da criminalidade no país durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Mais uma vez houve redução no nosso país do número de homicídios. Isso reflete o resultado positivo da política de segurança pública apresentada no período de 2019 a 2022 no nosso governo Bolsonaro, que de forma firme atuou para reduzir o nível absurdo que estava, de 2017 a 2018, à violência no país”, pontuou.
O parlamentar ressaltou que o número positivo mostra que, em 15 anos, este é o menor número registrado, destacando que o Monitor da Violência do G1 apresenta que as regiões Norte e Nordeste tiveram os menores índices por região em 2022. No entanto, o parlamentar pontuou que o Amazonas está entre os estados da região Norte em que a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes chega a 33,5. Segundo o levantamento do G1, o estado aparece em quarto lugar entre os que mais matam.
“No Amazonas precisamos melhorar, ainda é alto esse percentual. Precisamos estar voltados para diminuir essa realidade. Unir forças, para reduzir esses altos índices na capital e em todo o estado do Amazonas. Acredito que com a união do Executivo, Legislativo, Judiciário e demais forças, iremos conseguir diminuir esses índices que tira paz dos amazonenses”, concluiu.