A Superintendência da Zona Franca de Manaus foi homenageada em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (1), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por conta do aniversário de 56 anos da criação da Suframa e da reformulação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), completados nessa terça-feira (28). A sessão foi requerida pelos deputados estaduais Adjuto Afonso e Wilker Barreto.
O evento contou com a participação do superintendente da Suframa, Marcelo Pereira, de servidores da casa e de autoridades, parlamentares e representantes de entidades de classe e órgãos governamentais, entre os quais o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza Silva; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Pauderney Avelino; do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior; do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; do secretário executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas; do deputado estadual Rozenha (PMB); do reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Manaus, Evandro Brandão; e do ex-superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.
Em seu discurso, o superintendente da Suframa, Marcelo Pereira, agradeceu a homenagem prestada pela Aleam e destacou que a Suframa está à disposição para reforçar parcerias e contribuir com subsídios técnicos para o Poder Legislativo e demais parceiros na missão de incrementar atividades econômicas sustentáveis e promover geração de emprego e renda para a população da Amazônia.
Em seguida, Pereira traçou um panorama de contextualização histórica da evolução do modelo ZFM, desde 1967, ressaltando os avanços socioeconômicos ocorridos ao longo das últimas cinco décadas. Ele destacou, ainda, os resultados dos indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus em 2022. “Encerramos o ano com faturamento global de R$ 174,1 bilhões, novo recorde em moeda nacional, e média superior de 109 mil empregos, que, somados aos empregos induzidos e que transitam em torno dessas cadeias produtivas, potencializam a geração de emprego e renda não apenas no Estado do Amazonas, mas em todo o território nacional. Esses resultados mostram a importância e a capacidade de resiliência do modelo ZFM”, frisou.
O superintendente também ressaltou que uma Zona Franca de Manaus fortalecida depende diretamente de uma Suframa também robustecida, destacando que a valorização dos servidores da Suframa – algo que já havia sido defendido durante a sessão pelo presidente da Eletros, Jorge Júnior – se faz necessária para que as principais discussões sobre temas que impactam a região sejam ainda mais enriquecidas.
O vice governador do Amazonas, Tadeu de Souza, destacou em seu discurso que o modelo ZFM é superavitário, por arrecadar e distribuir mais receitas do que o Amazonas recebe de volta do governo federal, e lembrou também as contribuições decisivas para a preservação ambiental do Estado. Outro exemplo citado pelo gestor foi a Universidade do Estado do Amazonas. “Hoje praticamente essa universidade é custeada pelo Distrito, com 72 campis espalhados por todos os municípios e levando educação superior de qualidade para a nossa população”, ressaltou.
Os parlamentares e demais convidados que fizeram uso da palavra durante a sessão reconheceram as relevantes contribuições da Suframa e do modelo Zona Franca de Manaus ao longo dos últimos 56 anos para o crescimento do estado do Amazonas e de toda a região e manifestaram, principalmente, apoio para que as vantagens comparativas do modelo ZFM sejam preservadas no contexto das discussões da reforma tributária do País.
Homenagens
Durante a sessão especial também foram entregues certificados comemorativos para servidores da Suframa com reconhecidas contribuições para a história da Autarquia e da Zona Franca de Manaus. Receberam homenagens os servidores Ana Maria Oliveira De Souza (superintendente adjunta Executiva, substituta); Janira Alves Araújo (assessora); Raquel Silveira Bentes (superintendente adjunta de Operações, substituta); Anita Maria Zambrano Acuña (assessora); e Sebastião Ramos da Costa (agente de vigilância).