Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura realiza o 1º Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto de Situações de Emergências e Crises Humanitárias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura realiza o 1º Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto de Situações de Emergências e Crises Humanitárias
Manaus

Prefeitura realiza o 1º Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto de Situações de Emergências e Crises Humanitárias

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 1º/3, o primeiro Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto de Situações de Emergências e Crises Humanitárias, com intuito de reforçar a importância da alimentação saudável e discutir estratégias para assegurar que toda a sociedade tenha esse direito garantido.

A atividade reuniu gestores de diversas instituições e profissionais de saúde no hotel Blue Tree Premium Manaus, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, nº 817, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

“O município está colocando esse assunto em evidência e trazendo diversos setores para discutir e conhecer a importância da alimentação saudável, e o papel de cada um de nós diante do cenário de insegurança alimentar”, afirmou a diretora de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias.

Também participaram do encontro representantes do Ministério da saúde, Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), Secretaria Municipal de educação (Semed), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ministério Público, Fundação de Vigilância em saúde (FVS), dentre outros.

De acordo com Sonja, o encontro também discutiu o assunto com os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de saúde (UBSs), para qualificar o serviço prestado aos usuários do Sistema Único de saúde. “No dia a dia, os profissionais podem abordar essa temática com a população, destacando importância da alimentação para sua vida, orientações práticas, entre outros pontos. É preciso lembrar que uma boa alimentação afeta diretamente o crescimento e desenvolvimento saudável de nossas crianças”, ressaltou.

Programação

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, informou que no período da manhã, o encontro reuniu os gestores de instituições governamentais e não governamentais, para a elaboração de um plano de contingência para combater a insegurança alimentar.

“O objetivo pela manhã foi apresentar o conceito de segurança alimentar e nutricional, apresentar o nosso cenário atual, tanto nacional quanto regional, e conversar com os representantes para saber como cada instituição está avançando nessa temática, e identificar quais são os desafios e avanços obtidos”, disse Lia.

No período da tarde, cerca de 80 profissionais de saúde se reuniram no local para dar continuidade às discussões sobre o assunto. A enfermeira Ana Maritza Ramirez elogiou a iniciativa da secretaria, e destacou que a atividade certamente irá beneficiar a população com uma assistência mais qualificada.

“Essa capacitação é muito importante para auxiliar na execução do nosso trabalho com a população, visto que temos uma população muito carente, que precisa ser avaliada periodicamente, para evitar o desenvolvimento de doenças ligadas ao mal estado nutricional. Hoje estamos aperfeiçoando nosso trabalho, para alcançarmos resultados mais satisfatórios no combate à obesidade e desnutrição, por exemplo”, afirmou a enfermeira.

O diretor regional da ADRA no Amazonas, Luiz Ferreira, informou que a atividade está sendo promovida com intuito de fortalecer o combate à insegurança alimentar. “Nós estamos vendo que a questão da fome está aumentando no mundo e no Brasil também, e a ideia deste evento é firmarmos parcerias e capacitarmos os profissionais que atuam na linha de frente. Sabemos que há muitas pessoas precisando de orientação, sobre como se alimentar bem e como alguns hábitos serão fundamentais para sua saúde”, observou.

— — — 

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa

Tags:Estado do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FMT-HVD forma 10 novos médicos especialistas
Próximo artigo Caio André inaugura iluminação temática da CMM, em alusão à campanha ‘Março Laranja’

Mais notícias desta categoria

Seletiva Manaus de Jiu-Jitsu reúne 1.600 atletas e Prefeitura anuncia apoio com passagens e ajuda de custo

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus realoca Unidades Móveis de Saúde da Mulher para novos locais a partir de 2/3

10 horas atrás

Manaus amplia presença internacional na BTL Lisboa com estande próprio e acordos estratégicos

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus anuncia 3ª edição do feirão Negocia Manaus para renegociação de dívidas de 3 a 6/3

11 horas atrás

Obras do parque Encontro das Águas avançam com concretagem e preparação de pilares até março

11 horas atrás

Sine Manaus oferece 218 vagas de emprego com pré-seleção presencial em 2/3

11 horas atrás

Beiradão da Cultura reúne artistas e público na feira modelo da Compensa em Manaus

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus anuncia desvios de trânsito na rua Raimunda Assunção Borges por obras de drenagem entre 2 e 16 de março

1 dia atrás

Manaus recupera trecho da drenagem profunda na avenida Constantino Nery após obstrução por descarte irregular de lixo

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus recupera caixa coletora no beco Ayrao para restabelecer trafegabilidade e escoamento

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus reduz tarifa do transporte coletivo para R$ 5 a partir de 1º de março

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus capacita motoristas do TransPorta e amplia frota com cinco veículos adaptados

2 dias atrás
Manaus promove Convenção de Metas 2026 e incorpora inteligência artificial ao monitoramento da prefeitura
Projeto Educação em Acordo do Procon Manaus negocia dívidas e permite retorno de estudantes à graduação
Manaus amplia prevenção ao câncer do colo do útero com campanha Março Lilás e oferta de exames em UBSs
Semed encerra primeiro módulo do Proleei para fortalecer leitura e escrita de crianças de 4 e 5 anos em Manaus
Prefeitura de Manaus e MP-AM alinham projeto Escola em Paz para implementação e expansão em 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?