Após denúncias de alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre a supressão indevida de vagas em concursos vestibulares na área da saúde, o deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) fez um apelo ao governador Wilson Lima, na terça-feira, 28, para que a situação seja solucionada.
Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar disse que “é preciso diminuir a desigualdade e garantir os direitos do povo do interior”.
“As denúncias que recebi de alunos da UEA são referentes às vagas do último edital do Sistema de Informações em Saúde (SIS), de 2022. A lei diz que 50% dessas vagas são destinadas para alunos que estudaram 8 anos nas escolas públicas do nosso interior”, afirmou Abrahim.
De acordo com a lei nº 2.894, aprovada em maio de 2004, há garantia de reserva e oferta de metade das vagas da Escola Superior de Ciências da Saúde para candidatos que comprovarem o curso de oito séries do ensino básico, no mínimo, em município do interior do Amazonas.
“Ocorre que apenas 30% está sendo aplicado. Quero pedir, encarecidamente, ao nobre reitor da UEA, Professor André Zogahib, que verifique, que atente e que cumpra a legislação aprovada por esta Casa em 2004. É necessário que possamos ter as garantias dos estudantes do interior e que possamos cumprir essa meta de 50 %. Essa é uma forma de diminuir a desigualdade, de oferecer mais oportunidades e condições para que o povo do interior tenha uma vida mais tranquila”, concluiu.
Thiago Abrahim adiantou que irá apresentar requerimentos e visitará as instalações da Universidade, inclusive, para apurar as denúncias recebidas.