Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escolas de samba do grupo de acesso A marcam a segunda noite de desfiles no Sambódromo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Escolas de samba do grupo de acesso A marcam a segunda noite de desfiles no Sambódromo
Amazonas

Escolas de samba do grupo de acesso A marcam a segunda noite de desfiles no Sambódromo

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Cultura Acesso A 7 Marcio James 1024x682 1

Cultura Acesso A 7 Marcio James 1024x682 1

Por Agência Amazonas

As nove escolas do grupo de acesso A se apresentaram na sexta-feira (17/02}. Neste sábado (18/02), desfilam as oito agremiações do Grupo Especial de Manaus

Cultura Acesso A 7 Marcio James 1024x682 1
FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Na sexta-feira (17/02), segunda noite de desfiles no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus, as escolas de samba do grupo de acesso A apresentaram seus enredos de homenagens, histórias e cultura popular. A disputa pelo título de campeã motivou as agremiações a desfilarem com garra e, assim, conquistar a vaga para concorrer entre as Especiais, no próximo ano.

O desfile das escolas de samba faz parte do pacote de ações do “Carnaval na Floresta”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As nove agremiações da noite de sexta-feira tiveram 50 minutos para desfilar, atendendo aos critérios para classificação.

Alas com 35 integrantes no mínimo; pelo menos 50 baianas; bateria com 50 ou mais ritmistas; comissão de frente formada por 15 integrantes. Exigências dispostas em regulamento, cumpridas na passarela. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou o preparo e a qualidade do trabalho apresentado pelas escolas.

“Este ano, a gente já disponibilizou um recurso maior que nos outros anos, compreendendo a necessidade de ampliar a capacidade das escolas, de investirem no seu Carnaval, o que amplia o número de pessoas atuando e influencia diretamente no resultado que é apresentado”, afirma o secretário.

  • Cultura Acesso A 5 Marcio James 1024x682 1
  • Cultura Acesso A 3 Marcio James 1024x682 1
FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Desfile

Abrindo a noite, a Mocidade Independente da Raiz, com o enredo “Noites do Oriente”, fez uma viagem aos contos do livro “As Mil e Uma Noites”, traduzidos por Charllita Mansour e, levados ao Sambódromo em forma de carnaval. A bateria “Ali Babá e os quarenta ladrões: O tesouro das montanhas das noites do Oriente” desfilou com 80 componentes. A escola com 11 alas e o carro alegórico “A morada dos contos de Sherazade: O Palácio do Rei Shariar” fez referência a uma das obras mais famosas da literatura do oriente.

A segunda escola da noite, Império do Havaí, levou à avenida o enredo “Marcelo Generoso de nome e coração”, de autoria de Chico da Silva, e entoado pelos integrantes distribuídos pelas 12 alas e pela bateria “Santo São Francisco de Assis”, devoto da família.

A Beija Flor do Norte clamou pelos orixás no enredo “Epahey Oyá”, que cita Iansã, símbolo da mulher guerreira. Contra a intolerância religiosa e em defesa da empatia e do respeito, a escola foi comandada pela bateria “Ogãs” com destaque para a comissão de frente, “Do Bambu sua Morada, Surge a Rainha Amada”.

O enredo “Marquinhos Dutam, boêmio maneiro, sambista verdadeiro e voto do santo guerreiro… mais um brasileiro”, defendido pela Acadêmicos da Cidade Alta, contou a história do sambista do bairro do Educandos, apaixonado também pelo Boi Bumbá Garantido, pela escola de samba carioca, Beija Flor e o time paulista Corinthians.

Nem a chuva apagou o brilho da Sem Compromisso, escola com 43 anos de estrada. O enredo “A Vida é uma Bella Arte”, fez uma homenagem à cantora e atriz amazonense Bella Queiroz. A bateria “Maestros da Arte Amazônica” e as 13 alas, dentre as quais de fãs e da velha guarda, coloriram a avenida de amarelo e preto.

A Presidente Vargas teceu homenagens ao município de Parintins com o enredo “Caprichando no presente, garantindo o futuro com as bênçãos da padroeira Parintins: Uma ilha sempre encantada”. A bateria “Ritmo do Festival – Batucada e Marujada”, teve à frente, as musas representadas pelas cunhãs-porangas do Boi Caprichoso e Garantido.

  • Cultura Acesso A 9 Marcio James 1024x682 1
  • Cultura Acesso A 8 Marcio James 1024x682 1
FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O enredo “Bosquinho poeta – A estrela poética de um sonhador, hoje reina na Dragões do Império” exaltou a vida do empresário e poeta João Bosco Rocha. Além da literatura, o homenageado sustenta paixão pelo Boi Caprichoso, pela Portela e o Flamengo, que foram traduzidas nas 10 alas da agremiação.

A penúltima escola a desfilar, Tradição Leste, apresentou o enredo “Quer queira ou não carnaval é tradição”, uma ode ao Carnaval, da origem aos tempos atuais. Fantasias carnavalescas tradicionais se destacaram na festa colorida levada à passarela. Alas de marchinhas, confete e serpentinas, deram o nome à escola.

Diretamente da zona Leste, a Mocidade Independente do Coroado levou o enredo “Marcelo Ramos e as conversas com seu pai: A imersão que dinamiza uma vida de lutas e conquistas”. Militante político, escritor e professor Marcelo Ramos, foi o homenageado da escola da Coroa de Ouro, que fechou a noite no Sambódromo com 120 ritmistas na bateria se apresentando madrugada adentro.

Neste sábado (18/02), se apresentam as escolas de samba do grupo especial, no Sambódromo, com entrada gratuita. A primeira escola a entrar na avenida é a Vila da Barra, às 20h, e na sequência, se apresentam, Primos da Ilha, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória-Régia.

Tags:ManausmancheteParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior image00004 2 Em 72 horas de obra, Prefeitura de Manaus implanta segunda linha de tubulação na Djalma Batista
Próximo artigo Foto divulgacao 1 1024x1016 1 Fundação Hospital Adriano Jorge lança novo edital para bolsas do Paic

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?