Iniciando os trabalhos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (07), a deputada Joana Darc (União Brasil) fez uso da tribuna para falar sobre a situação do pequeno Andrio Gabriel, 11 anos, amazonense que adquiriu tuberculose intestinal, considerada uma condição rara. De acordo com os médicos que cuidam da criança, em Manaus, ele precisa ser transferido com urgência para um leito em São Paulo e realizar o mais breve possível a cirurgia.
Andrio Gabriel dos Santos Pereira foi diagnosticado com uma infecção que afetou um pedaço do seu interior e, devido a urgência, foi necessário ser realizado uma cirurgia para retirar a área infectada. A criança está internada desde o dia 15 de novembro de 2022, com o abdômen aberto em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul.
Recentemente, os pais deram entrada no TFD (tratamento fora de domicílio) e, com a ajuda do Governo do Amazonas, conseguiram a liberação no mesmo dia. O cirurgião responsável constatou que a cirurgia de reconstrução só pode ser feita em São Paulo, por uma equipe especializada e capacitada para isso, encontrada no Hospital Sírio-Libanês ou no Hospital Israelita Albert Einstein. Sabendo disso, a deputada Joana Darc se solidarizou e se prontificou a ajudar a família.
“Infelizmente, essa cirurgia não é realizada no Amazonas. Ela é feita somente em São Paulo, nos hospitais de referências que são o Sírio-Libanês e o Albert Einstein. Nós já conseguimos o Tratamento Fora de Domicílio e toda a parte burocrática. Porém, ainda há algo que não depende de nós, nem da família nem do Governo do Amazonas. Nós precisamos de uma vaga, um leito, em algum desses dois hospitais, para que essa criança possa fazer esse procedimento cirúrgico com urgência”, disse
Só falta o leito
Segundo Joana Darc, tudo que estava ao alcance do Estado foi feito. Entretanto, falta que um dos hospitais de referência em São Paulo, libere o leito de Andrio Gabriel.
“Isso foge das nossas mãos, precisamos sensibilizar todos os responsáveis lá em São Paulo. Precisamos urgente desse leito, dele depende a vida dessa criança, desse amazonense”, ressaltou Joana Darc.
Joana ainda aproveitou a oportunidade para pedir às pessoas que tenham contato nesses hospitais para ajudar a viabilizar a cirurgia do pequeno Andrio. “Fiz um compromisso com a família dessa criança, com os pais, o Leandro e a Sabrina, para que a gente pudesse usar da nossa voz, do nosso mandato, da nossa representatividade e da nossa divulgação para que seja viabilizado essa vaga. Então, eu deixo aqui meu apelo, pois essa criança está sofrendo com o abdome aberto e precisa de ajuda” finalizou.
Representação em campo
A deputada estadual Joana Darc foi informada que a representação do Estado, na Capital Paulista, está em campo e busca diálogo com os representantes dos hospitais para que a liberação do leito aconteça.