*Por Rodrigo Araújo
O Amazonas está marcando presença na 43ª Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR), na Espanha. A equipe da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) está instalada no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) atendendo o público e capacitando o trade local para a venda do destino Amazonas para o público europeu.
República Dominicana
O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, já participou de reuniões com empresários e companhias aéreas interessadas em investir no Amazonas, como a Arajet Airlines, da República Dominicana, que confirmou o interesse em voar sem escalas para Manaus.
“Estamos articulando, conversando, buscando caminhos para que isso ocorra de uma forma segura, previsível e num breve período de tempo. E cumprimos a determinação do governador Wilson Lima, de tornar o turismo, realmente, uma matriz econômica do nosso estado, com a devida atenção para o segmento”, destacou Sampaio.
Portugal
Ainda nesta semana, a equipe da Amazonastur articulou em Lisboa uma reunião com representantes da TAP Air Portugal, para tratar de estratégias que viabilizem a retomada da rota Manaus – Lisboa.
* * *
Parque Gigantes da Floresta
As zonas Norte e Leste de Manaus ganharão, até o final deste ano de 2023, o primeiro parque linear urbano e temático do Estado. Na manhã desta quinta-feira (19/01), o prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, assinaram, a ordem de serviço para início da construção do parque Gigantes da Floresta.
O novo parque terá 2 quilômetros de extensão em uma área localizada entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves. A obra foi licitada no ano passado, tendo como vencedora a Construtora Progresso Ltda., dentro da concorrência pública 012/2022, realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML), no valor de R$ 47.738,779,20.
Um parque para todos
O projeto parque Gigantes da Floresta contempla faixa saudável, com pista de caminhada, faixa verde de arborização e ciclovia bidirecional, contendo paraciclos em sua extensão. O local também terá quadras de área, skate park, trilhas para caminhada e espaço de zumba, um playground inclusivo e um play pet.
* * *
Obra da incorporadora Mixcon melhora a mobilidade em Manaus
Maior bairro planejado do Brasil, o Parque Mosaico vem implantando seus projetos de infraestrutura em diversas frentes em Manaus. São obras que contam com novos corredores urbanos, sinalização, ciclovias e arborização. O novo conceito de bairro ocupa uma área de 2,5 milhões de m² na Zona Oeste da cidade.
Em 2022, o bairro atingiu a marca de 7 mil novas moradias, passando a abrigar milhares de novos moradores. O bairro apresenta o conceito de “viver por completo” onde se pode morar, trabalhar e se divertir, tudo no mesmo lugar. E para atender ao crescimento populacional impactado na região da cidade a incorporadora Mixcon realiza intervenções viárias no entorno do Parque Mosaico.
Entre as obras realizadas está a ligação da avenida Desembargador João Machado com a Avenida do Futuro que está em ritmo acelerado e visa facilitar o deslocamento de veículos e pedestres que circulam pela área. O projeto habitacional atenderá diretamente os moradores dos bairros Ponta Negra, Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versalles e Tarumã.
* * *
Casarão de Ideias no Prêmio Brasil Criativo
O Amazonas é o único estado da região Norte finalista do Prêmio Brasil Criativo, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e empresa 3M, na categoria “Lideranças Criativas”, sendo representado pelo Casarão de Ideias. O empreendimento, localizado na Rua Barroso, no centro histórico de Manaus, possui o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) regularizado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
O Prêmio Brasil Criativo possui, ao todo, 15 categorias: Audiovisual, Arquitetura, Artesanato, Criadores de Conteúdo, Design, Game, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Tecnologia. A solenidade de premiação acontece no Centro Cultural de São Paulo, na próxima terça-feira (24/01). O evento é uma iniciativa da World Creativity Organization (WCO).
Arte e experiências olfativas no Manauara Shopping
Fragrâncias para perfumar ambientes inspiradas na fauna e flora amazônica e pinturas artísticas impressas nos frascos e em peças de porcelana pintadas a mão. Esse é o ambiente criado pela marca Thaís Abdala, no Manauara Shopping.
A primeira Pop-up Store da grife tem perfumes de ambientes na versão home spray e difusores de ambientes compostas por sete tipos de fragrâncias. Entre as pirâmides olfativas destacam-se as cítricas, amadeiradas, herbais e aromáticas. O grande diferencial da marca é a alta concentração de aroma, trazendo potência e qualidade aos produtos.
Além disso, o espaço tem coleção de itens com o conceito ‘home care’ com sabonete líquido, creme para mãos e corpo, vela perfumada e lenço de seda. Outro conceito inovador próprio da Thaís é o de ‘handmade’, onde peças de porcelana são pintadas a mão de forma artística e exclusiva.
* * *
Super Nova Era agora está na Alexa
O Super Nova Era anuncia mais uma novidade tecnológica que chega para facilitar a vida dos clientes na hora da compra. O superatacado está agora também presente na Alexa, a assistente virtual da Amazon, por onde é possível acessar informações da marca e o acompanhamento das ofertas em promoção.
O desenvolvimento de skill para uso da assistente virtual pelo Nova Era tem a parceria da eMercado, empresa que atua na área de inovação da rede. Segundo Flávio Montenegro Filho, CEO da eMercado, a novidade se junta às ferramentas já oferecidas pela marca, como o site www.supernovaera.com.br, Ifood e Corneshop.
Na assistente virtual Alexa, os clientes vão poder habilitar dispositivos, como se fossem aplicativos de um smarthphone, e ter acesso a diversas informações do Nova Era, como endereço das lojas, horário de funcionamento, formas de pagamento, além das ofertas do dia. A ideia é que, em breve, seja possível também fazer as compras utilizando a Alexa. Nos últimos anos, a compra on-line cresceu bastante no Grupo Nova Era. O segmento de supermercados foi um dos que mais expandiu a atuação para o digital. Em 2022, apenas pelo site, o Nova Era registrou crescimento de 40% no faturamento.
* * *
*Rodrigo Araújo é jornalista brasileiro, formado na Universidade Federal do Amazonas e, atualmente, residente em Portugal