Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Diversificação da economia do Estado e incentivo à produção rural
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Diversificação da economia do Estado e incentivo à produção rural
ALEAMPolítica

Diversificação da economia do Estado e incentivo à produção rural

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
03 Dep. Roberto Cidade DiversificacCCA7aCC83o da economia do Estado e incentivo aCC80 producCCA7aCC83o rural saCC83o bandeiras de atuacCCA7aCC83o do deputado Roberto Cidade

Incentivador de iniciativas que favoreçam o setor primário e, consequentemente, a economia e a geração de emprego e renda, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é autor de leis de incentivo à produção rural e maior desenvolvimento deste segmento produtivo no Amazonas.
Dentre as leis apresentadas pelo parlamentar está a que cria o “Selo Produto Amazonense”, de incentivo ao consumo de hortifrutigranjeiros produzidos no Estado, além de queijo, leite, doces, compotas, ração para pets e outros.
“Este selo quer, sobretudo, fortalecer a economia estadual por meio de incentivo à aquisição de produtos e matérias-primas dos produtores do Amazonas. Esse incentivo estimula o consumo do que é produzido no estado e, ao mesmo tempo, fortalece a cadeia produtiva, aumentando a demanda por mão de obra e aquecendo a nossa economia”, afirmou.
O “Selo Produto Amazonense” é concedido pela Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), que comprova a procedência e atesta a qualidade do produto. Outra forma de incentivo ao produtor é dispor de local específico nos hipermercados, supermercados e estabelecimentos comerciais para a venda da produção regional.
“Nosso objetivo é fazer com que o consumidor se sinta motivado a prestigiar a cadeia produtiva primária do Amazonas. Temos produtos regionais de muita qualidade e que, muitas vezes, não são consumidos em maior escala, simplesmente, porque o consumidor não consegue ter acesso. Esse selo tem o objetivo também de viabilizar mais espaços, disponibilizar de mais e melhores condições para que a produção local seja vista e, sobretudo, consumida”, afirmou.

Melhorias na trafegabilidade
Além de projetos, Cidade é autor de requerimentos e indicações que pedem a recuperação de vicinais para melhorar o escoamento de produtos do setor primário. Foi assim com os pedidos encaminhados à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), para que realizasse obras de infraestrutura e de pavimentação nos ramais do Leão, da Cooperativa, Pau Rosa, ZF-1 e Santo Antônio; Novo Paraíso, Cláudio Mesquita, Frederico Veiga e Sol Nascente.
Cidade também acionou a Seinfra, por meio de requerimentos, para que realizasse melhorias no Ramal do 72 e na Comunidade Santa Maria, zona rural de Autazes; outra iniciativa do parlamentar foi o encaminhamento de solicitações para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solucionasse os problemas causados pela queda de duas pontes na rodovia BR-319, sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim.
“Sabemos que um dos principais gargalos dos produtores rurais está na condição de trafegabilidade, por isso, nosso mandato sempre esteve atento às demandas dos produtores rurais, sobretudo, na questão das vicinais. Todas as demandas que chegaram ao nosso gabinete foram encaminhadas para as secretarias responsáveis e nós fizemos o acompanhamento para atestar que foram realizadas. Agradeço ao governo do Estado por sempre olhar com sensibilidade para as nossas demandas”, falou.
Como forma de contribuir com a produção rural no Estado, Cidade participou ainda de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, que tratou sobre o trabalho dos produtores rurais do município.
“Fazer política no Amazonas é um desafio. Nós somos o maior estado da federação, temos muitas peculiaridades, uma biodiversidade muito grande e precisamos unir forças para reaquecer a nossa economia. Não podemos deixar que essa dependência exclusiva da Zona Franca de Manaus (ZFM) se perpetue. Por isso, é necessário que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para que todas as formas de produção e geração de emprego e renda se expandam e proporcionem prosperidade, melhores condições de vida à população. Nosso mandato tem esse objetivo e esses esforços serão renovados na nova legislatura”, garantiu.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoAutazesManausmancheteRio Preto da Eva
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Janeiro Branco Pq das Tribos scaled 1 Ações sobre saúde mental no Parque das Tribos
Próximo artigo 27 Presidente do TRT-11 e procuradora-chefe do MPT dialogam sobre parceria institucional

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?