Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ambicioso projeto aprovado pela Ufam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Ambicioso projeto aprovado pela Ufam
AmazonasEducação

Ambicioso projeto aprovado pela Ufam

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos


Tais ímãs, dentre os quais Podemos citar os compostos pelos metais Nd-Fe-B, são utilizados em turbinas para produção de energia eólica, veículos elétricos, máquinas industriais automatizadas e dispositivos elétricos e eletrônicos, aplicações estas que totalizam algo em torno de 35% da demanda global de terras raras. A título de exemplo, aproximadamente 40% do peso de um ímã de Nd-Fe-B – principal componente dos produtos citados acima – consiste em elementos de terras raras (Nd, Pr, Dy), sendo tal percentual maior do que o obtido em sua mineração primária.
Levando-se em consideração a tendência ao aumento global pela procura de ímãs a base de terras-raras, o projeto liderado pelos professores Dr. Sérgio Michielon de Souza (UFAM), Dr. Paulo Antonio Pereira Wendhausen (UFSC), Dra. Gisele de Lorena Diniz Chaves (UFSC) e Dr. José Domingos Ardisson (CDTN), pretende inovar no campo das pesquisas com minerais estratégicos trazendo à tona um tema em ascensão no mundo globalizado – a mineração urbana – que consiste no reprocessamento e transformação de resíduos sólidos de alto valor agregado em matéria-prima de elevada qualidade, através de um modelo industrial focado em sustentabilidade.
Os professores explicam que para esta pesquisa, como principais insumos, serão utilizados materiais pré-consumo (resíduos de usinagem/corte de ímãs, cavacos) e pós-consumo (ímãs usados em equipamentos eletrônicos e motores/geradores elétricos) ricos em elementos terras-raras. A maioria desses materiais normalmente seriam enviados para fora do Brasil, a países que possuam tecnologia adequada para extração dos elementos de terras-raras, tornando-os assim alvo de negócios empreendidos por grandes empresas, tais como: Umicore (Bélgica), Sims (Estados Unidos), Solvay (França), Boliden (Suécia), Metallo-Chimique (Bélgica) e Aurubis (Alemanha) e IonicRE (Austrália).
Ainda de acordo com os pesquisadores, nosso país já possui um laboratório dedicado a fabricação de ímãs permanentes a base de terras-raras em escala industrial, o LabFabITR (http://labfabitr.com.br – Laboratório Fábrica de Ímãs de terras-raras) situado em Minas Gerais, em vias de implantação.  É evidente, portanto, não só o caráter estratégico dos temas abordados no projeto, mas também a necessidade de mão de obra altamente qualificada nos assuntos correlatos.
O grupo de pesquisa, formado por profissionais de diferentes instituições brasileiras, aposta na multidisciplinaridade do projeto, que reúne economia Circular, Engenharia de Materiais Avançados e Física Aplicada para entregar à sociedade tecnologias economicamente sustentáveis para reciclagem de imãs permanentes.

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasmancheteUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Professor Renan Albuquerque tem coautoria em livro sobre democracia
Próximo artigo Debate sobre saúde mental com programação no parque do Mindu

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?