Por Agência Amazonas
Os produtos foram encontrados na Feira da Panair, na zona sul
Equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), apreenderam, na noite de quarta-feira (11/01), 500 quilos de pescado ilegal. A ação ocorreu durante fiscalização em uma balsa, na Feira da Panair, localizada no bairro Educandos, na zona sul de Manaus.
Por volta das 21h, as equipes das viaturas 9301, 9308 e 9311 abordaram a embarcação e encontraram 18 sacos com surubim, pacu e aruanã. As espécies estão no período do defeso, quando é proibida a pesca. A carga foi avaliada em R$ 8 mil.
No local, nenhum responsável foi localizado. O 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) recebeu a ocorrência.
Proteção
O Defeso n° 35/2005, do Ministério do Meio Ambiente, relata ser proibido, anualmente, no período de 1º de outubro a 31 de março, a pesca, o transporte, a armazenagem e a comercialização de espécies como tambaqui, pacu, surubim, matrinxã, pirapitinga, sardinha, caparari, mapará e aruanã na bacia hidrográfica do rio Amazonas. Ainda conforme o Defeso, as práticas configuram crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.
Denúncias
A Polícia Militar orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.